Princípios da Performance Pedagógica dos Tutores da UAB/UFSM
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.87586Abstract
Com foco na tutoria no ensino superior a distância realizamos um Estudo da Performance Pedagógica dos Tutores da Universidade Aberta do Brasil, na Universidade Federal de Santa Maria, cujo objetivo é a identificação dos princípios que embasam a performance pedagógica dos tutores. A base teórica está centrada nos Estudos da Performance na Performance Docente (MALLMANN, 2008). Os procedimentos metodológicos são exploratório-explicativos inseridos em um Estudo de Caso, desenvolvido entre 2016-2017, com uso de questionários online. A Análise Textual Discursiva orientou a análise dos dados em três etapas: unitarização, categorização e novo emergente. Como resultado, apontamos três categorias: a Fluência Tecnológico-Pedagógica, a Invenção Pedagógica e a Interação. Conclusivamente, afirmamos essas categorias como princípios da Performance Pedagógica Tutores que potencializam e embasam o Processo Ensino-Aprendizagem com transformação, intervenção e produção de conhecimento.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-12-31
How to Cite
SCHRAIBER, R. T.; MALLMANN, E. M. Princípios da Performance Pedagógica dos Tutores da UAB/UFSM. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 21, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/1982-1654.87586. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87586. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2018-10-21
Accepted 2019-02-04
Published 2018-12-31
Accepted 2019-02-04
Published 2018-12-31