Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED

Autores

  • Karlise Soares Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Cristiane da Silva Stamberg Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Cláudia Eizandra Lemke Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.79696

Palavras-chave:

Jogos Educacionais, Jogos Digitais, Tipos de Jogos

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de trabalhos publicados sobre a utilização de jogos educacionais, no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), entre os anos de 2014 e 2016, que servem como amostra, para que se possa compreender o que vem sendo produzido, com relação aos jogos educacionais, no contexto brasileiro. A pesquisa buscou responder, entre outras questões, “quais áreas dos conhecimentos são mais utilizadas para jogos?”, “quantos artigos apresentavam o desenvolvimento de um novo jogo?”, “classificação por tipos de jogos”, sua metodologia de utilização e a avaliação utilizada. Para elucidar as questões as palavras “jogo”, “jogos”, “games” ou especificamente “jogos educativos” foram pesquisadas em títulos e resumos. No total foram encontrados 17 artigos, sendo 06 artigos publicados em 2014, 10 artigos em 2015 e 01 em 2016.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

NASCIMENTO, K. S.; STAMBERG, C. da S.; LEMKE, C. E. Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 3 set/dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.79696. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79696. Acesso em: 28 mar. 2024.