LEITURA INTERATIVA, ESCRITA E TECNOLOGIAS: EXPERIMENTAÇÕES CRIATIVAS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.76155Palabras clave:
Leitura. Escrita, Tecnologia, Roland Barthes, Mikhail BakhtinResumen
O presente texto apresenta-se como articulador de discussões acerca da mediação da aprendizagem por meio da leitura de livros jogos, aliando tecnologia e pedagogia, por meio de um relato sobre um projeto aplicado em turmas de 5º anos de uma escola particular na região metropolitana de Porto Alegre. O principal objetivo era verificar como se daria o “despertar para a leitura” nas 90 crianças (entre 9 e 11 anos) das turmas envolvidas, tendo como pré-requisito o fato de serem agitadas e com predileção pela tecnologia em detrimento da leitura. Além de promover o gosto pela leitura e escrita, este artigo problematiza a necessidade de programas que incentivem o hábito de estudar, pesquisar, interagir. Discute-se a concepção de que leitura e tecnologia devem ser atreladas à escritura, porém não somente como potência, fruto de iniciação, uma aventura com generalidade simbólica ligada ao prazer: devem ser processos dentro e fora da sala de aula, sobretudo em ambientes formais de educação e em outros espaços constituintes de sentidos. Ao modo de um ensaio teórico, divide-se em quatro partes: a) 1ª cena, a escrita; b) 2ª cena, a leitura; c) 3ª cena, a tecnologia; d) 4ª cena, o prazer envolvido. Desenvolve a tese segundo os preceitos de Roland Barthes e de Mikhail Bakhtin. Sustenta a importância da escola dar vez à escrita criativa e aos circuitos de leitura linkados com a tecnologia aplicada ao ensino, como o uso de sites, blogs e redes sociais, de tablets e smartphones, das histórias em slides e do compartilhamento de experiências instantâneas por meio dos livros jogos permitem melhores abordagens de mediação de leitura e, portanto, a construção de novos saberes por meio do dialogismo e da alteridade. Para tanto, faz-se uso de conceitos como gamificação, aprendizagem e interação entre nativos digitais.Descargas
Citas
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da sobremodernidade.Lisboa, 90 Graus, 2005.
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
______. Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BEUREN, Athos. O inimigo digital: uma aventura ambientada no universo Minecraft. Novo Hamburgo: Jambô, 2017.
FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. In: RENOTE, V. 11, Nº 1, julho, 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/41629/26409>. Acesso em: 29 dez. 2014.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Campinas: Papirus, 2009.
LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. In: Educação e realidade, v.29, n.1, 2004.
LIPOVETSKY, Gilles. Era do Vazio: Ensaios Sobre o Individualismo Contemporâneo. Editora MANOLE, 2005.
PRENSKY, Marc. Não me atrapalhe, mãe – Eu estou aprendendo! São Paulo: Phorte, 2010.
SCHOPENHAUER, Arthur. A arte de escrever. Porto Alegre: LPM Pocket, 2000.
ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by Design – Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps, 2011.
ZILBERMAN, Regina. Fim do livro, fim dos leitores? São Paulo: SENAC, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceptado 2017-11-11
Publicado 2017-12-31