Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos

Autores

  • Kennedy Ferreira Araújo Centro Universitário Senai Cimatec + IFC
  • Lynn Rosalina Gama Alves Centro Universitário Senai Cimatec + UNEB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.75850

Palavras-chave:

educação inclusiva, tecnologia assistiva, ensino profissionalizante

Resumo

A participação de Pessoas com Deficiência - PcDs tem crescido no mercado de trabalho, pelo fato das empresas adotarem a responsabilidade social, mas principalmente pela obrigatoriedade imposta pela lei nº 8.213 que estabelece um percentual mínimo de empregabilidade destas pessoas. Contudo, a inserção desse grupo no mercado ainda é baixa, devido a falta de qualificação para atuar nos campos de trabalho. Nesse contexto, foi realizada a uma investigação de base qualitativa que objetivou identificar as tecnologias digitais e assistivas utilizadas pelos docentes dos cursos de aprendizagem profissional, através de questionário online respondido por 42 professores que atuam neste segmento. Os resultados foram sistematizados para fornecer um panorama das tecnologias utilizadas com PcDs, apontando os artefatos mais utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem contemplando a singularidade de cada tipo de deficiência, além de subsidiar a concepção de uma plataforma colaborativa que visa socializar práticas e tecnologias utilizadas pelos docentes.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

ARAÚJO, K. F.; ALVES, L. R. G. Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 4 dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.75850. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/75850. Acesso em: 28 mar. 2024.