O Apoio de uma Ferramenta com Base na Mineração de Texto para Escrita Acadêmica

Autores

  • Eliseo Berni Reategui Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Campelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Oliveira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.70063

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica, Perguntas Problematizadoras, Mineração de Texto, Sobek, Coerência Textual

Resumo

A escrita é uma das evoluções mais significativa da humanidade. Devido sua importância indiscutível, principalmente no contexto do ensino superior, existem pesquisas delineadas para sua qualificação. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo investigar como uma ferramenta de aprendizagem com funções de mineração de texto pode apoiar os estudantes no processo de construção e avaliação da escrita acadêmica, a partir de determinados critérios de análise textual. Na metodologia foram escolhidas as abordagens qualitativas e quantitativas, assim como, as técnicas de coleta utilizadas foram questionários e relatórios. Para analisar os dados foram aplicadas as técnicas de análise estatística e análise de conteúdo. O estudo se deu com aproximadamente 700 alunos. Alguns resultados já são perceptíveis, como por exemplo, as significativas contribuições do Software Sobek acoplado a outra ferramenta para confirmar ou não a coerência de um texto científico, aliada a aplicação de perguntas questionadoras que levam o aluno a autoavaliação e reflexão da sua aprendizagem.

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Referências

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

REATEGUI, E. B.; CAMPELO, P.; OLIVEIRA, S. O Apoio de uma Ferramenta com Base na Mineração de Texto para Escrita Acadêmica. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 1 jan/abr, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.70063. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70063. Acesso em: 15 maio. 2025.
Recebido 2016-12-14
Aceito 2017-04-12
Publicado 2017-04-19