O Apoio de uma Ferramenta com Base na Mineração de Texto para Escrita Acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.70063Palavras-chave:
Escrita Acadêmica, Perguntas Problematizadoras, Mineração de Texto, Sobek, Coerência TextualResumo
A escrita é uma das evoluções mais significativa da humanidade. Devido sua importância indiscutível, principalmente no contexto do ensino superior, existem pesquisas delineadas para sua qualificação. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo investigar como uma ferramenta de aprendizagem com funções de mineração de texto pode apoiar os estudantes no processo de construção e avaliação da escrita acadêmica, a partir de determinados critérios de análise textual. Na metodologia foram escolhidas as abordagens qualitativas e quantitativas, assim como, as técnicas de coleta utilizadas foram questionários e relatórios. Para analisar os dados foram aplicadas as técnicas de análise estatística e análise de conteúdo. O estudo se deu com aproximadamente 700 alunos. Alguns resultados já são perceptíveis, como por exemplo, as significativas contribuições do Software Sobek acoplado a outra ferramenta para confirmar ou não a coerência de um texto científico, aliada a aplicação de perguntas questionadoras que levam o aluno a autoavaliação e reflexão da sua aprendizagem.Downloads
Referências
Charolles, M. Introduction aux problèmes de la cohérence des textes. Revista Langue Française. Paris: Larousse, nº 38, maio 1978.
Costa Val, Maria da Graça. Redação e textualidade. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Feldman, R.; Sanger, J. The text mining handbook: Advanced Approaches in Analyzing Unstructured Data. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 2007.
Fiorin, José Luiz; Savioli, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 4. ed. São Paulo: Ática, 1999.
Koch, V.I.; Travaglia, L.C. A coerência textual. 17. ed. – 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2007, 118 p.
Macarthur, C. A. Using technology to enhance the writing processes of students with learning disabilities. Journal of Learning Disabilities, v.29, n. 4, pp. 344-354, 1996.
Reategui, Eliseo; Epstein, Daniel. Using text mining to support text summarization (2015). In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Disponível no endereço eletrônico: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/5452. Acessado dia 21/01/2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceito 2017-04-12
Publicado 2017-04-19