A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo

Autores

  • Rita de Cassia Miranda da Costa
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Universidade Nove de Julho (UNINOVE).
  • Fernanda Sutkus de Oliveira Mello Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Sidinei de Oliveira Sousa Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Birigui

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.66775

Palavras-chave:

Acessibilidade. Inclusão. Daltonismo. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

O presente estudo teve como finalidade desenvolver um protótipo de módulo digital que pudesse melhorar e/ou adequar o acesso de pessoas com daltonismo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) “Aprender Unoeste”. A pesquisa assumiu um caráter qualitativo, uma vez que a proposta de investigação focou o estudo a respeito da acessibilidade de pessoas com daltonismo aos AVAs. Os resultados obtidos contribuíram para o entendimento da necessidade de se considerar determinadas especificidades para se promover o acesso efetivo de pessoas com daltonismo aos AVAs, propiciando condições mais eficientes de leitura e visualização das informações gerais e dos materiais didáticos disponíveis.

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Biografia do Autor

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Docente do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e docente do programa de graduação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Fernanda Sutkus de Oliveira Mello, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Docente da UNOESTE/FIPP no curso de Sistemas para Internet e nos cursos de Publicidade, Jornalismo e Design Gráfico.

Sidinei de Oliveira Sousa, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Docente do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Birigui

Mestre em educação, professor do ensino básico, técnico e tecnológico na área de gestão

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Publicado

2017-09-08

Como Citar

COSTA, R. de C. M. da; TERÇARIOL, A. A. de L.; MELLO, F. S. de O.; SOUSA, S. de O.; IKESHOJI, E. A. B. A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo. Informática na educação: teoria &amp; prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2 mai/ago, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.66775. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/66775. Acesso em: 7 dez. 2022.