SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.65879Palavras-chave:
MOOCs, Tecnologia Assistiva, Solassist, Biblioteca Virtual, AcessibilidadeResumo
Este trabalho descreve a formação em tecnologias assistivas, através da utiliza-ção de um MOOC projetado e estruturado para este fim, bem como, uma biblio-teca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio a formação proposta. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. A seguir, a metodologia empregada neste trabalho é exposta, bem como, o processo de desenvolvimento do MOOC, sua estrutura, proposta e objetivos, seguido da arquitetura da biblioteca virtual de soluções assistivas, tecnologias utilizadas e princípios básicos de funcionamento. O grande diferencial do trabalho está no fato de o mesmo utili-zar-se de tecnologias educacionais abertas, como os MOOCs e o potencial que os mesmos provém, unindo isto a uma biblioteca virtual de soluções assistivas própria, projetada e desenvolvida sob o contexto da educação inclusivaDownloads
Referências
AAATE. Association for the Advancement of Assistive Technology in Europe. 2003. Disponível em: <http://www.atireland.ie/aaate/>. Acesso em: 13 de agosto de 2015.
BERSCH, Rita. (2008) Introdução à Tecnologia Assistiva. CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Ale-gre – RS.
EASTIN. (2015) O que é EASTIN? Disponível em: <http://www.eastin.eu/pt-pt/whatIsEastin/index>. Acesso em: 16 abr. 2015.
FLICK. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GETITCORP. Disponível em: https://www.getitcorp.tv/. Acesso em março de 2016.
MANZINI, E. J. (2005) Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. Brasília – DF: Ensaios peda-gógicos: construindo escolas inclusivas, p. 82-86.
MCFEDRIES, P. “I’m in the Mood for MO-OCs”. IEEE SpEctrum. p.30. 2012.
MOTA, INAMORATO(2012) MOOC, uma revolução em curso. Jornal da Ciência. Publicado em 26/11/12
PASSERINO, Liliana Maria ; PEREIRA, A. C. C. Educação, Inclusão e Trabalho: um debate necessário. Educação e Realidade, v. 39, p. 831-846, 2014.
Portal Nacional de Tecnologia Assistiva. (2015) Conheça o Portal. Disponível em: <http://www.assistiva.org.br/conheca-o-portal>. Acesso em: 16 abr. 2015.
Portale SIVA. (2015). Quem somos nós. Dispo-nível em: <http://portale.siva.it/it-IT/home/aboutUs>. Acesso em: 16 abr. 2015.
SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. L. (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públi-cas. São Paulo/Salvador: Casa da Cultura Digital/EDUFBA, 2012. p. 17-32. Dispo-nível em: <http://www.artigos.livrorea.net.br/2012/05/educacao-aberta-configurando-ambientes-praticas-e-recursos-educacionais/>. Acesso em: 01 jan. 2014.
SIEMENS, G. MOOCs are really a platform. Elearnspace, July 25, 2012.