Considerando Estilos de Aprendizagem, Emoções e Personalidade em Informática na Educação

Autores

  • Janderson Jason Barbosa Aguiar Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.65333

Palavras-chave:

Informática na educação, Estilos de aprendizagem, Emoções, Personalidade, Computação afetiva

Resumo

Muitas vezes tratam-se turmas homogeneamente e as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) são utilizadas pelos alunos desconsiderando que eles possuem particularidades (tais como: estilos de aprendizagem, emoções e traços de personalidade) que influenciam em sua aquisição de conhecimento. Neste trabalho, são apresentados conceitos e reflexões visando incentivar discussões e estudos teóricos ou empíricos que considerem essas particularidade dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. É apresentada também uma breve análise de dados de alunos de computação, em diferentes níveis de ensino, os quais responderam a questionários visando identificar perfis referentes a seus estilos de aprendizagem e a seus traços de personalidade. A análise corrobora com a ideia da heterogeneidade de perfis, mesmo considerando alunos da mesma área/nível de ensino. Percebe-se que ainda há várias possibilidades de pesquisas sobre aliar as TDIC e as particularidades de alunos objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

AGUIAR, J. J. B. Considerando Estilos de Aprendizagem, Emoções e Personalidade em Informática na Educação. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2 mai/ago, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.65333. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65333. Acesso em: 7 dez. 2022.