TECNOLOGIAS MÓVEIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: IMPACTOS NAS PRÁTICAS DOCENTES E DISCENTES

Autores

  • Maria de Faria Gomes Centro universitário do Leste de Minas - UNILESTE
  • Hiolanda Ladislau Vieira Centro universitário do Leste de Minas - UNILESTE
  • Rita Alves Luna Centro universitário do Leste de Minas - UNILESTE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.64225

Palavras-chave:

Tecnologias móveis, Redes sociais., Tecnologias e educação

Resumo

Objetiva-se analisar impactos das Tecnologias Móveis Digitais de Informação e Comunicação, nos anos finais do ensino fundamental, de escolas públicas de um município do Vale do Aço. Trata-se de uma pesquisa de campo, fomentada pela FAPEMIG, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Envolveu quatrocentos e sessenta e nove participantes, professores e alunos. Utilizou-se como instrumento um questionário online e impresso. Os dados da pesquisa apontaram para o protagonismo juvenil nas redes sociais, sendo o facebook o primeiro no ranking de interesse. Os dados revelam, também, que discussões sobre o uso das tecnologias como objeto e estudo e como ferramenta para aprender estão ausentes das práticas pedagógicas. Concluiu-se que as tecnologias digitais são subutilizadas, uma vez que não há integração com o currículo, nem tampouco há propostas de atividades colaborativas e interativas para os alunos.

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Biografia do Autor

Maria de Faria Gomes, Centro universitário do Leste de Minas - UNILESTE

Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica, especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUCMG, especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília – UCB, especialista em Desgin Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias, técnicas e Metodologia pela Universidade Federal de Itajubá-MG – UNIFEI, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais UnilesteMG . Atua como professora na área da Educação; como membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia; pesquisadora no Grupo de Pesquisa Educação e Tecnologias; como coordenadora de projeto de extensão; coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (BIPID/Capes).

Hiolanda Ladislau Vieira, Centro universitário do Leste de Minas - UNILESTE

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais UnilesteMG . Atua como Pedagoga na área da Educação Infantil no Instituto Educacional Neves de Freitas-IENEF.

Rita Alves Luna, Centro universitário do Leste de Minas - UNILESTE

Aluna BIC Junior

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Publicado

2017-09-08

Como Citar

GOMES, M. de F.; VIEIRA, H. L.; LUNA, R. A. TECNOLOGIAS MÓVEIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: IMPACTOS NAS PRÁTICAS DOCENTES E DISCENTES. Informática na educação: teoria &amp; prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2 mai/ago, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.64225. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/64225. Acesso em: 5 dez. 2022.