Integração de Objetos de Aprendizagem em Matemática utilizando SCORM em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Autores

  • Paulo José Evaristo da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Thaís de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Rodrigo Palucci Pantoni Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.63977

Resumo

Este artigo apresenta as contribuições de um estudo que envolve a integração de Objetos de Aprendizagem ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esses objetos permitem acessibilidade, reusabilidade e interoperabilidade de software. Para garantir esses requisitos funcionais dos objetos, foi utilizado o SCORM para empacotar aplicativos do GeoGebra, tendo como objetivo ampliar as possibilidades de interação do software nos processos educacionais de Matemática. Contudo, conclui-se que a interoperabilidade dos componentes ainda é um desafio na prática, devida as várias versões de sistemas operacionais, navegadores e componentes.

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Publicado

2017-09-08

Como Citar

DA SILVA, P. J. E.; DE OLIVEIRA, T.; PANTONI, R. P. Integração de Objetos de Aprendizagem em Matemática utilizando SCORM em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Informática na educação: teoria &amp; prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2 mai/ago, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.63977. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63977. Acesso em: 5 dez. 2022.