Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.63769Keywords:
Tecnologia, Educação, Plataforma de Aprendizagem.Abstract
Atualmente, muito se discuti sobre a situação da educação no Brasil e os caminhos que devem ser percorridos para alcançar uma educação de qualidade. Os índices gerados com base em avaliações que medem o nível de proficiência dos alunos não têm desenhado o melhor cenário para o processo de aprendizagem no Brasil. Quando o assunto é matemática, os resultados são caóticos. Porém, vários setores estão se empenhando para construir um painel diferente da educação no Brasil. Nesse contexto, a tecnologia tem sido colocada como uma aliada na tentativa de mudar esse cenário. Partindo dessas observações, o presente trabalho propõe o uso de uma solução tecnológica para dar suporte ao ensino de matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A Plataforma foi aplicada a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública e observou-se que ela é uma ferramenta eficiente na garantia de um aprendizado contextualizado.Downloads
References
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Papirus Editora, 3ª edição, 2008.
INEP. O que é o PISA? Disponível em: http://portal.inep.gov.br/pisa-programa-internacional-de-avaliacao-de-alunos. Acesso em: 05 mar.2016.
INEP. História da Prova Brasil e do Saeb. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Prova Brasil: boletim de desempenho. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2014. Disponível em: <http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/view/boletimDesempenho/boletimDesempenho.seam>. Acesso em: 16 fev. 2016.
PIRES, José. A questão ética frente às diferenças: uma perspectiva da pessoa como valor. In: Inclusão compartilhando saberes, Petrópolis – Rio de Janeiro, ed. Vozes, 2006.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.
Programme for international student assessment (PISA) Results from PISA 2012 – Brazil. Disponível em: http://www.oecd.org/brazil/PISA-2012-results-brazil.pdf. . Acesso em 05.mar.2016. Acesso em 01 fev.2016.
PISA, 2014. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/08/nobel-de-matematica-contrasta-com-baixo-indice-de-aprendizado-no-brasil.html. Acesso em: 28 mar.2016.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Saeb. 2005. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/saeb. Acesso em: em: 26 mar.2016.
INEP. História da Prova Brasil e do Saeb. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2016.
QEDU. Aprendizado dos alunos: Brasil. Disponível em: http://www.qedu.org.br/brasil/aprendizado. Acesso em: 05 fev.2016.
QEDU. IDEB 2013: veja a situação da educação de cada estado. Disponível em: http://blog.qedu.org.br/blog/2015/01/12/ideb-2013/. Acesso em: 16 mar.2016.
Revista Educação. Como encontrar o equilíbrio no uso da tecnologia da sala de aula. Junho/15. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/textos/218/mudando-a-sala-de-aulaa-escola-ainda-precisa-entender-que-354439-1.asp. Acesso em: 21 mar.2016.
PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Revista Exame CEO. Edição de Agosto/2011. Pag. 72-76. Disponível em: http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/uploads/exame_201108.pdf. Acesso em: 11 mar. 2016.
Educação inovadora para um mundo em transformação. Disponível em: http://www.tamboro.com.br/. Acesso em 13 mar.2016.
Ludz. Disponível em: http://www.tamboro.com.br/#!ludz/cpff. Acesso em: 03 mar.2016.
Sr. X. Disponível em: http://www.tamboro.com.br/#!senhor-x/cahf. Acesso em: 11 mar.2016.
Criamos Jogos Educativos com metodologia pedagógica sólida que prepara o aluno para a vida. Disponível em: http://www.xmile.com.br/. Acesso em: 06 mar.2016.
Mistério dos Sonhos 1: o chamado dos guardiões. Disponível em: http://www.xmile.com.br/index.php?p=misterio_sonhos1. Acesso em: 13 mar.2016.
Mistério dos Sonhos 2: a máquina do poder. Disponível em: http://www.xmile.com.br/index.php?p=misterio_sonhos2. Acesso em: 13 mar.2016.
Mistério dos Sonhos 3: a grande jornada. Disponível em: http://www.xmile.com.br/index.php?p=misterio_sonhos3. Acesso em: 13 mar.2016.
VEJA. São Paulo: Abril, n. 23, 10 de Junho de 2009.
INEP. Disponível em:<http://www.inep.gov.br/basica/saeb/provabrasil/matrizes/to picosdescritoresmat.htm>. Acesso em: 21 mar.2016.
CARVALHO, Bruno Miguel Pacheco Saraiva de. Algoritmo de Dijkstra – Universidade de Coimbra. Disponível em: < https://student.dei.uc.pt/~brunomig/cp/Artigo.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2016.
BRASIL. Plano de Desenvolvimento da Educação. Brasília, 2007. Disponível em: < http://www.mec.gov.br/pde>. Acesso em: 13 fev.2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Saeb - Sistema de Nacional de Educação Básica. Matrizes Curriculares de Referência para o SAEB, 1997. Brasília: MEC/Inep/Daeb, 2000. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2016-08-23
Published 2017-09-08