SOCIALIZAÇÃO EM FÓRUNS VIRTUAIS – PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA CURSOS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

Autores

  • Paula Patrícia Barbosa Ventura Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC-FACED)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.63288

Palavras-chave:

Proposta Pedagógica, Educação Semipresencial, Cooperação. Formação de Docentes em Serviço.

Resumo

O objetivo desse artigo é descrever a proposta pedagógica adotada numa instituição de ensino superior que utiliza a modalidade semipresencial como alternativa para promover aprendizagem formal. No aporte teórico, utilizou-se autores como: Behar, Passerino e Bernardi (2007), Piaget (1973), Becker (1994), Behar, Kist e Schneider (2004), Vasconcelos (1995), dentre outros. A metodologia, caracterizada como participativa, privilegiou a cooperação online, tomando por base a interação entre os participantes, especificamente na vivência docente dos alunos-professores em serviço. Apesar de o público-alvo ser bastante heterogêneo (de diversas áreas do conhecimento), o diferencial esteve nas ações tutoriais, dentre elas, na postura provocativa e investigativa da professora-tutora. Como contribuição, a proposta pedagógica mostrou alternativas positivas de serem trabalhadas com professores em serviço, tais como: a desconstrução das certezas professorais, através da socialização das práticas e do conhecimento teórico-prático das interações interindividuais; o incentivo à pesquisa, possibilitando o aluno-professor a (re)pensar os métodos de ensino utilizados; o exercício da autoria e co-autoria, incentivando a valorização das ideias discentes e, sobretudo, os processos avaliativos num curso semipresencial. O sucesso da proposta se deu à utilização de um planejamento flexível, de familiaridade e aprofundamento teórico com o objeto a ser trabalhado, pois o importante quando se utilizam determinadas propostas, é privilegiar a problematização, a cooperação e os saberes construídos em conjunto, todos eles fundamentados em uma concepção epistemológica progressista de educação.

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Biografia do Autor

Paula Patrícia Barbosa Ventura, Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC-FACED)

Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa/ Eixo Temático: Educação, Currículo e Ensino/ Tecnologias Digitais na Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela mesma Instituição, Linha de Pesquisa e Eixo Temático. Especialista em Informática Educativa (UFC) e Graduada em Pedagogia (UFC).

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

VENTURA, P. P. B. SOCIALIZAÇÃO EM FÓRUNS VIRTUAIS – PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA CURSOS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 3 set/dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.63288. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63288. Acesso em: 18 abr. 2024.