Navegando pelo mundo: ambiente de aprendizagem telemático interdisciplinar.

Autores

  • Ana Vilma Tijiboy Pesquisadora Faced UFRGS
  • Joice Lee Otsuka Ciencias da Computação UFRGS
  • Lucila Santarosa PPGIE UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.6021

Palavras-chave:

telematic. cooperative/collaborative learning environment

Resumo

Este trabalho descreve um ambiente de aprendizagem telemáticp interdisciplinar. abrangendo história/ geografia, portugues e linguas estrangeiras. Procurou-se criar um ambiente amigável, interativo e motivador, utilizando html, javascript e CGI. Os principais recursos da Internet foram introduzidos, sugerindo-se também formas de utilização desdes numa aprendizagem colaborativa/ cooperativa. O referencial teórico inclui autores interacionistas e construtivistas que ressaltam a importancia da interação com "o outro" no seu desenvolvimento e / ou na sua aprendizagem. A testagem apontou: o site criado como ponto de partida importante para profesores interessados em utilizar a Internet sob o enfoque pedagógico não tradicional; sua fácil interação; a proposta pedagógica relevante e a possibilidade dos alunos e professores se tornarem co-autores do ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1998-05-31

Como Citar

TIJIBOY, A. V.; OTSUKA, J. L.; SANTAROSA, L. Navegando pelo mundo: ambiente de aprendizagem telemático interdisciplinar. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 1998. DOI: 10.22456/1982-1654.6021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6021. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recebido 2008-09-24
Aceito 2008-09-24
Publicado 1998-05-31