Gestão Pedagógica de Recursos Multifuncionais: um relato de experiência em uma escola de ensino fundamental no município de Mamanguape/PB, Brasil

Autores

  • Mariano Castro Neto Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.57140

Palavras-chave:

Recursos multifuncionais. Pessoas com deficiência. Processos ensino-aprendizagem.

Resumo

Este artigo objetiva relatar a experiência realizada em uma escola pública no Município de Mamanguape-PB acerca da gestão pedagógica de recursos multifuncionais. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. Como síntese final, pode-se afirmar que há evidências em relação ao aumento da demanda por salas de recursos multifuncionais nas escolas de Mamanguape/PB, portanto, ampliar e aprimorar os processos de gestão pedagógica de recursos multifuncionais tornam-se imperiosos nessa realidade. Como continuação desta pesquisa, procurou-se avaliar e identificar práticas pedagógicas bem sucedidas para pessoas com deficiência a partir do uso de recursos multifuncionais, além de buscar ampliar as discussões acerca da importância da gestão pedagógica desses recursos em escolas públicas.

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Biografia do Autor

Mariano Castro Neto, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Licenciado em pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1996). Mestrado em Ergonomia (2000) e Doutorado (2006) em Mídia e Conhecimento, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. A tese conquistou dois prêmios; um pelo MEC/CNPQ/CAPES/SEED/PAPED, e o de EXCELÊNCIA em EaD da ABED/2007 obtendo, entre 93 trabalhos inscritos, o 1º lugar na categoria Pesquisa. Coordenador do Programa Aluno Integrado MEC/SEB/UFPB. Docente convidado e Assessor Pedagógico do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes MPGOA/CE/UFPB. Professor Adjunto III lotado no Departamento de Educação do Campo do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba - Campus I - Cidade Universitária - João Pessoa / PB / Brasil. Áreas de interesse: processos de ensino-aprendizagem realizados em ambientes virtuais de apoio à aprendizagem, aspectos ergonômicos de acessibilidade, agentes pedagógicos em ambientes hipermídia para aprendizagem, teoria da atividade e inclusão digital nas escolas do campo. castroneto.mariano@gmail.com mariano@dce.ufpb.br Centro de Educação Universidade Federal da Paraíba Cidade Universitária / João Pessoa / PB / Brasil CEP: 58051-900 - Fone: +55 (83) 3216-7200

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Publicado

2016-11-05

Como Citar

NETO, M. C. Gestão Pedagógica de Recursos Multifuncionais: um relato de experiência em uma escola de ensino fundamental no município de Mamanguape/PB, Brasil. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1982-1654.57140. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/57140. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recebido 2015-07-16
Aceito 2016-03-07
Publicado 2016-11-05