Estudar e trabalhar na Itália: instrumentos e procedimentos para a inclusão de pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.56462Keywords:
Inclusão escolar. Inclusão laboral. Legislação inclusive. Estágios evolutivos da inclusão.Abstract
A Itália é conhecida por boas práticas de inclusão educacional e laboral. Um conjunto orgânico de leis permite o pleno acesso à educação e ao trabalho, garantindo direitos e recursos necessários às pessoas com deficiência, suas famílias e organizações que as acolhem. A evolução do quadro normativo italiano, tem resultado no desenvolvimento de um arcabouço teórico-conceitual em pedagogia e didática especial, para dar conta das constantes mudanças e demandas das instituições e da sociedade. Esse trabalho examina a evolução das leis que transformaram a Itália em vanguarda na inclusão social, assim como os diferentes momentos e abrangência das mesmas no tocante a participação de pessoas com deficiência na educação e no trabalho.Downloads
References
BONOMO, V. Diversity and Integration: Social Work participation for scholastic integration, Abstract. International Conference, Social Work 2007, Social change and social professions. Parma: Italy, March 15-17, 2007
______. L’iter diagnostico e accompagnamento del minore disabile e della famiglia nel processo di integrazione sociale e scolastico. Luci ed ombre. Ass.N.A.S. Notizie – Bollettino quadrimestrale dell’Associazione Nazionale Assistenti Sociali. IX(2): Dicembre, 2011
______. Persona con Disabilità: Operatività del Servizio Sociale Professionale. La Professione Sociale. Rivista semestrale di studio analisi e ricerca. Bologna: Edizioni Clueb, 15(28), 2004
CANEVARO, A (org.). L’integrazione scolastica degli alunni con disabilità. Trent’anni di inclusione nella scuola italiana. Trento: Erikson, 2007
CONSOLINI, N. La risorsa rete per i servizi del lavoro, Quaderni SPIM, 2003
CAUSIN, P.; DE PIERI, S. Disabili e rete sociale, Milano: Franco Angeli, 2006
GIACONI, C.; RODRIGUES, M. B. Organização do espaço e do tempo na inclusão de sujeitos com autismo. Educação & Realidade, vol. 39, n. 3, pp. 687-705, 2014.
IANES, D. La diagnosi funzionale secondo l’ICF. Trento: Erickson, 2004
IANES, D. La speciale normalità. Strategie di integrazione e inclusione per le disabilità e i bisogni educativi speciali. Trento: Centri Studi Erickson, 2006
ITALIA. Ministério da Instrução, Universidade e Pesquisa (MIUR). Linee guida sull’integrazione scolastica degli alunni con disabilità. 2009
ITALIA. Ministério da Instrução, Universidade e Pesquisa (MIUR). Sistema informativo (SIMPI). 2010
LA MACCHIA, C. Disabilità e lavoro. Roma: Ediesse, 2009
MEDEGHINI, R. Disabilità e corso di vita. Milano: Franco Angeli, 2006
MODERATO, L. Aiutami a crescere. Gussago: Vannini Editrice, 2001
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2015-10-16
Published 2016-01-16