Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.47953Palavras-chave:
Educação a Distância, Políticas Públicas, Docência em EAD, Tecnologia da Informação.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa finalizada em 2012 cujo propósito foi identificar os desafios apontados por professores na mudança da atuação docente do Ensino Presencial de Educação a Distância, bem como identificar as dificuldades reconhecidas pelos professores e como eles se adequaram a esse processo. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, apoiou-se num questionário respondido pelos professores de uma Instituição Privada de Educação Superior da Zona Leste da cidade de São Paulo. Para a compreensão dos dados, contou-se com as reflexões de autores que tratam do tema em estudo. Os resultados demonstraram que os professores reconhecem a necessidade do conhecimento e domínio da tecnologia da informação, fator fundamental para a atuação docente no Ensino a Distância. Apontaram também que, a plataforma pouco amigável e a quantidade excessiva de alunos nas salas virtuais são as principais dificuldades para a docência bem-sucedida no EAD.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-28
Como Citar
HAAS, C. M.; LOPES, J. N. S. Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.47953. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/47953. Acesso em: 1 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos