Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.43429Keywords:
Tecnologia assistiva. Comunicação suplementar e alternativa. InclusãoAbstract
O objetivo deste trabalho foi inserir recursos e procedimentos da tecnologia assistiva no atendimento de alunos com deficiência física. Participaram dois alunos com idades entre 17 e 19 anos, com diagnóstico de encefalopatia crônica não progressiva, sem alterações cognitivas, auditivas e visuais, sem linguagem oral. Os alunos frequentam sala de recurso multifuncional, atendimentos fonoaudiológicos e musicoterapia em um Núcleo de Apoio Integrado ao Atendimento Educacional Especializado. A coleta ocorreu no período de julho a dezembro de 2012. As etapas da pesquisa foram divididas em cinco procedimentos: 1- Uso de acionadores e mouses adaptados; 2- Uso de teclados adaptados; 3- Confecção de pranchas de comunicação suplementar e alternativa; 4- Utilização da prancha em ambientes naturais e 5- Capacitação dos familiares para o uso dos recursos. Os resultados indicaram que os recursos da TA possibilitaram aos alunos maior independência comunicativa, assim como possibilidades de interação com o contexto social, familiar e escolar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-12-22
How to Cite
SAMESHIMA, F.; SILVA, F.; LIMA, N.; GONÇALVES, F. Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.43429. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43429. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2013-11-04
Accepted 2013-12-20
Published 2013-12-22
Accepted 2013-12-20
Published 2013-12-22