Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa

Autores

  • Debora Deliberato UNESP
  • Munique Massaro UNESP
  • Matalie Goldoni UNESP
  • Julia Silveira UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.43427

Palavras-chave:

Educação especial. Inclusão. Família. Habilidades comunicativas. Comunicação alternativa.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo inserir um programa de capacitação de familiares de crianças, jovens e adultos usuários de sistemas suplementares e alternativos de comunicação no contexto das linguagens alternativas. Participaram deste estudo famílias na faixa etária de 25 a 65 anos no período de 2010 a 2012. As atividades foram realizadas semanalmente com a duração de uma hora em um laboratório de comunicação alternativa. Todas as atividades foram filmadas e, após a transcrição dos relatos verbais dos participantes. As categorias obtidas foram analisadas de acordo com as etapas do programa. Os resultados indicaram que as famílias perceberam: a necessidade do uso dos sistemas gráficos para a comunicação, importância da adaptação dos materiais e a necessidade de perceber as diferentes habilidades de seus filhos. O trabalho reforçou a necessidade de orientação sistemática e contínua para as famílias, assim como, destacou o uso dos sistemas gráficos no contexto da linguagem.

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Publicado

2013-12-22

Como Citar

DELIBERATO, D.; MASSARO, M.; GOLDONI, M.; SILVEIRA, J. Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.43427. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427. Acesso em: 27 jun. 2022.