A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais

Autores

  • Tatiana Rossini Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Edméa Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.26405

Palavras-chave:

Mediação, Interatividade, Ambientes virtuais 2D e 3D.

Resumo

A mediação docente e a aprendizagem em cursos via internet encontram-se cada vez mais desafiadas a superar a prevalência das práticas presenciais unidirecionais em ambientes virtuais 2D e 3D. Este trabalho explora a mediação docente e a interatividade como alicerces essenciais para a educação online em espaços virtuais de diferentes tecnologias. Apresentam-se os seguintes argumentos: a) as concepções epistemológicas dos docentes devem estar alinhadas ao espírito do tempo cibercultural; b) a mediação docente, quando atuante, é capaz de promover a interatividade; e c) a convergência de ambientes virtuais de tecnologias da Web 2.0 e de mundos virtuais 3D como potencializadores da educação online. Em suma, a articulação eficiente de interfaces síncronas e assíncronas 2D e 3D, de suas potencialidades de expressão, comunicação e colaboração reunidas, requer a mediação docente capaz de promover a construção coletiva da interatividade e do conhecimento.

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Biografia do Autor

Tatiana Rossini, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda do PROPED-UERJ, membro do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura; Mestre em educação pela UNESA.

Edméa Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do PROPED-UERJ, líder do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura.

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Publicado

2013-12-22

Como Citar

ROSSINI, T.; SANTOS, E. A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.26405. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26405. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recebido 2012-03-14
Aceito 2013-11-13
Publicado 2013-12-22