Máquinas, Inscrições e Observador: o problema da visualização do conhecimento numa abordagem sistêmica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.23374Keywords:
Inscrições. Observador. Autorreferência. Autopoiese. Metodologia de pesquisa. TIC.Abstract
Nesta tese, argumenta-se que as inscrições são a interface a partir da qual é possível considerar metodologicamente a condição de observadores na visualização do conhecimento. Para isso, considera-se os limites dos sistemas formais, a crise da representação e o modelo da Máquina de Turing como afirmações da condição encarnada do conhecer. Nesse contexto, a noção de informação mostra-se indício de uma transição paradigmática entre um modelo de conhecimento representacional, no qual a posição de um observador frente às representações não entra na configuração analisada, e um modelo sistêmico, que exige a consideração de diferentes níveis de organização e suas limitações que emergem da autorreferência. Propõe-se a noção superfície de inscrição para abordar a relação entre operatividades mecânicas, como a encontrada nos computadores, e o domínio consensual da linguagem que permite explicar um mundo entendido como realidade. Essa noção é forjada como um artifício teórico-metodológico para evitar, em contextos educativos e de pesquisa, a reificação de uma posição frente aos quadros explicativos que reforça dicotomias tipo naturezacultura e deslegitima o potencial enunciativo de qualquer ser humano. O artifício é proposto em três campos de análise e legibilidade: o campo das condições técnicas do suporte; a estabilização de uma posição de observação diante de superfícies de inscrição e o contexto político do uso de tais superfícies para compartilhar e explicar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-09-27
How to Cite
DIEHL, R. Máquinas, Inscrições e Observador: o problema da visualização do conhecimento numa abordagem sistêmica. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.23374. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23374. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Theses Abstracts
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2011-09-27
Accepted 2011-09-27
Published 2011-09-27
Accepted 2011-09-27
Published 2011-09-27