Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.23345Palavras-chave:
Educação contemporânea, Cultura Comunicacional, Cultura Contemporânea, SimondonResumo
O presente trabalho tem por objetivo pensar as especificidades da cultura contemporânea como cultura comunicacional e as características de um projeto educacional engendrado de acordo com essas especificidades. A ontologia de Gilbert Simondon e sua compreensão dos processos de individuação psíquica, coletiva e conceitual são tomadas como fornecedoras de elementos que sirvam à composição desse projeto educacional contemporâneo. Simondon, ao pensar esses processos a partir dos conceitos de metaestabilidade, informação e transdução, descreve um cenário similar aquele que vivenciamos a partir das redes digitais que suportam as dinâmicas sócias atuais e que formam os sujeitos que se endereçam a escola. Reconhecendo a escola como instituição representante de um projeto moderno de formação de cidadãos racionais sobre bases estritamente epistemológicas, entendemos que sua permanência e atuação contemporâneas exigem a revisão de seus agentes e seus objetivos. Para aproximar a reflexão ontológica sobre cultura contemporânea da revisão do projeto escolar moderno, recorremos ao trabalho de Bruno Latour. Suas tese sobre o não cumprimento do projeto moderno pode auxiliar a entender o não cumprimento do projeto educacional moderno e permitir sua reflexão e renovação em bases mais próximas da dinâmica contemporânea.Downloads
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Publicado
2012-08-05
Como Citar
MONTEIRO, A. V. Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.23345. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23345. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos