Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.23197Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Dispositivos Móveis touch screen, Interface Humano-Computador, M-Learning, Alfabetização BrailleResumo
Com a crescente inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no contexto da sala de aula e, principalmente, no atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência visual, percebe-se que para o ensino do Braille ainda são utilizados recursos bem tradicionais, como a reglete. Neste artigo é apresentada uma proposta de inovação, o aplicativo LêBraille, que simula os instrumentos utilizados para o aprendizado em Braille, integrando o processo de aquisição do conhecimento e o mundo digital. Esse sistema possui uma utilização semelhante à reglete, porém o papel utilizado na escrita Braille será substituído por uma tela sensível ao toque, os pontos da célula Braille serão elementos desta tela e a punção corresponderá à pressão exercida pelo dedo do utilizador na tela do dispositivo portátil. Ao capturar as informações puncionadas, ocorrerão manipulações no sistema para reprodução de um retorno perceptível ao usuário, seja por meio de uma saída sonora e/ou tátil.Downloads
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Publicado
2012-12-21
Como Citar
FAÇANHA, A. R.; LIMA, L. S.; ARAÚJO, M. da C. C.; CARVALHO, W. V. de; PEQUENO, M. C. Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.23197. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23197. Acesso em: 30 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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Recebido 2011-09-20
Aceito 2012-12-03
Publicado 2012-12-21
Aceito 2012-12-03
Publicado 2012-12-21