Análise da Comunicação de Crianças com Paralisia Cerebral sem Oralidade Durante Atividade com Jogos Digitais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.22424Keywords:
Paralisia Cerebral, Jogos Digitais, Comunicação AlternativaAbstract
Na perspectiva da Tecnologia Assistiva e de sua aplicação no contexto da Comunicação Alternativa, os jogos digitais podem ser produzidos e aplicados em atividades lúdicas junto às crianças com transtorno severo da fala com o intuito de ampliar a comunicação e, consequentemente, contribuir para a promoção do desenvolvimento infantil. Diante desses pressupostos, este trabalho tem por objetivo analisar a frequência de ocorrência das diferentes formas de comunicação de crianças com Paralisia Cerebral sem oralidade durante atividades com jogos digitais. Participaram desta pesquisa quatro crianças com Paralisia Cerebral, sendo três do sexo masculino e uma do sexo feminino com idades entre 7 e 12 anos. Todas as crianças apresentaram severos distúrbios na comunicação oral. Atentos às necessidades das crianças, três jogos digitais foram desenvolvidos para essa população: Alimentação, Segurança Pública e Cidade Sustentável. As atividades com os três jogos digitais ocorreram em 5 sessões, com duração de aproximadamente 20 minutos com cada criança. A partir da análise das filmagens, por meio do registro de observação, foi possível identificar a ocorrência de cinco categorias de comunicação, na seguinte ordem decrescente: Vocal e não verbal, Não verbal, Vocal com ajuda, Não verbal com ajuda e Vocal. Discute-se a importância da análise das diferentes possibilidades de expressão dessas crianças para o planejamento de intervenções mais eficazes na área da Comunicação Alternativa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-12-21
How to Cite
FERREIRA, M. I. de J.; PEREIRA-GUIZZO, C. de S.; TRAVASSOS, X. L.; ALVES, L.; SAMPAIO., R. Análise da Comunicação de Crianças com Paralisia Cerebral sem Oralidade Durante Atividade com Jogos Digitais. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.22424. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22424. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2011-08-16
Accepted 2012-12-03
Published 2012-12-21
Accepted 2012-12-03
Published 2012-12-21