Transfotografia: o pixel em multidão

Autores

  • Patricia Beatriz Argollo Gomes Kirst Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.21071

Resumo

A tese “Transfotografia: O Píxel em Multidão” circunscreve o conceito de trans com vistas a pro- blematizar a fotografia digital, em processo de manipulação, bem como os sujeitos, que operam tal processo em interação criativa, entendidos sob a luz do conceito de multidão (Antônio Negri e Michael Hardt, 2005). A tentativa de produzir conhecimento em torno da fotografia digital em seu estado instituinte aponta para uma dimensão múltipla e ambígua e, pode assim, movimentar-se para além de coordenadas lineares: eis o movimento transversal que atravessa toda a discussão proposta. O estudo da imagem fotográfica digital presta-se à transdisciplinariedade localizada, aqui, entre a Psicologia Social, a Informática na Educação e a Filosofia. Colocar a imagem em emergência, em seus universos conceituais e, em sua imanência, requer pensá-la no limite. Tal limite situa-se em cada píxel que abriga a molecularidade que, quando acionada, pode tornar-se diferença e potência para passagem de uma imagem à outra. Pensar a imagem fotográfica digital em estado processual e molecular segue as marcas da subversão da forma, da verdade e da repre- sentação, levada por pontos de vista fugidios que constituem, assim, o horizonte desta tese. Este estudo está inscrito em um modo inventivo e experimental de produzir ciência, trazendo à tona um olhar-travessia em uma cartografia que utiliza a transfotografia como passagem para discutir o contemporâneo em algumas de suas faces tecnológicas e de subjetivação. Sua formulação mais precisa, poder-se-ia expressar do seguinte modo: Como a transfotografia pode operar como dis- positivo clínico-político na multidão?

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Publicado

2011-06-28

Como Citar

ARGOLLO GOMES KIRST, P. B. Transfotografia: o pixel em multidão. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21071. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21071. Acesso em: 19 abr. 2024.