Integração do pensamento computacional na prática pedagógica do professor da educação básica: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1982-1654.142085

Palavras-chave:

pensamento computacional, práticas pedagógicas, educação básica

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com foco no Pensamento Computacional (PC) e sua contribuição para a prática pedagógica na Educação Básica. Foram analisados quatro artigos e identificadas estratégias, abordagens e recursos para integrar o PC em sala de aula a partir de quatro categorias: estratégias para desenvolver o PC, suporte pedagógico para integração do PC, barreiras e desafios enfrentados e avaliação do impacto do ensino do PC. Atividades desplugadas, espaços maker e ferramentas como Alice, Scratch e Kodu se mostraram eficazes. O suporte pedagógico envolve capacitação docente e uso de recursos tecnológicos. Barreiras e desafios incluem falta de conhecimento e habilidades em PC, tempo e apoio no desenvolvimento profissional. A avaliação do impacto do ensino do PC é crucial para identificar estratégias eficazes e desenvolver habilidades. Este estudo destaca a importância da integração do PC no currículo escolar e a necessidade de investimento na formação continuada.

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Publicado

2024-12-22

Como Citar

PIRES, L.; FERREIRA, J. C.; CARVALHAES DE OLIVEIRA, N. Integração do pensamento computacional na prática pedagógica do professor da educação básica: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 27, n. 2, 2024. DOI: 10.22491/1982-1654.142085. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/142085. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recebido 2024-08-23
Aceito 2024-10-26
Publicado 2024-12-22