Avaliação de um curso sobre obesidade na atenção básica em um ambiente virtual de aprendizagem

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DOI:

https://doi.org/10.22491/1982-1654.138352

Resumo

Diante do contexto de inserção tecnológica nos processos de Educação Permanente em Saúde, buscou-se avaliar a satisfação dos alunos em relação à estratégia, ferramentas, interface de aprendizagem, conteúdo e possibilidades de interação oferecidas pelo curso "Enfrentamento e Cuidado da Obesidade na Atenção Básica em Pernambuco”. Trata-se de uma pesquisa aplicada na plataforma Moodle para 158 profissionais da atenção básica, utilizando-se de um questionário inicial de caracterização e um inquérito final sobre os elementos constitutivos do design instrucional. Os resultados mostram que, do ponto de vista dos alunos, o modelo de design instrucional estava bem estruturado em todas as dimensões analisadas e a inclusão de fóruns, imagens, vídeos e outras ferramentas criativas foram essenciais para a qualidade do curso. Logo, o design instrucional cumpriu com seus objetivos, evidenciando a importância da utilização de diversos meios e recursos a fim de apoiar o aprendizado em Ambientes Virtuais.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

LARYSSA REBECA DE SOUZA MELO; NATHÁLIA PAULA DE SOUZA; AMANDA TAYNÁ TAVARES DE FIGUEIREDO GADELHA; LUIZ MIGUEL PICELLI SANCHES; VANESSA SÁ LEAL; PEDRO ISRAEL CABRAL DE LIRA; JULIANA SOUZA OLIVEIRA. Avaliação de um curso sobre obesidade na atenção básica em um ambiente virtual de aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 27, n. 1, 2024. DOI: 10.22491/1982-1654.138352. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/138352. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recebido 2024-01-31
Aceito 2024-05-20
Publicado 2024-06-30