Alfabetização Científica e Metaverso no Ensino Fundamental: revisando os conhecimentos já construídos

Autores

  • Cláudio Gerhardt PPGIE - UFRGS
  • José Valdeni de Lima Docente Convidado da UFRGS Professor Titular INF-UFRGS Aposentado Professor Permanente do PPGIE - CINTED https://orcid.org/0000-0002-7266-4856
  • Alberto Bastos do Canto Filho Professor Associado e Pesquisador atuando no Curso de Pós Graduação em Informática na Educação e na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-0822-3797

Resumo

Intenciona-se analisar as produções de pesquisadores brasileiros a respeito do processo de Alfabetização Científica (AC) durante o Ensino Fundamental e o uso de tecnologias digitais, o metaverso, desta forma, buscou-se entender como tem sido a abordagem das produções brasileiras a respeito do processo de Alfabetização Científica e o uso das tecnologias digitais do Metaverso no Ensino Fundamental? Para a produção de dados desta pesquisa de aspectos qualitativos, foi realizada uma pesquisa documental no Portal de Periódicos da CAPES. As produções encontradas indicam que a conceituação de AC é uniforme entre os pesquisadores, porém, são usados termos diversos, inclusive na diferenciação em relação ao termo de letramento científico. O Metaverso se apresenta como a evolução da realidade aumentada, mesclando o mundo real e o virtual, como a produção de conhecimento científico a respeito do seu uso em ambiente escolar é limitada, fica evidenciada a necessidade de realização de estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Valdeni de Lima, Docente Convidado da UFRGS Professor Titular INF-UFRGS Aposentado Professor Permanente do PPGIE - CINTED

Atualmente tem o vínculo de Professor Convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e está credenciado como Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da UFRGS desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e orientação. Professor Titular Aposentado da UFRGS. Possui Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1978), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Informática pela Université Joseph Fourier (antiga Université Scientifique et Medicale) - Grenoble I (1990). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Hipermídias atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Ubiqüa, Hiperdocumentos como Recursos de Aprendizagem, Sistemas de Recomendação, Awareness, Workflow e Sistemas Cooperativos (CSCW). 

Alberto Bastos do Canto Filho, Professor Associado e Pesquisador atuando no Curso de Pós Graduação em Informática na Educação e na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Informática na Educação, Mestre em Ciência da Computação e Engenheiro Eletrônico. Professor Associado e Pesquisador atuando no Curso de Pós Graduação em Informática na Educação e na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre 1985 e 2004 atuou na iniciativa privada como engenheiro, gerente de projetos e executivo nas áreas de informática e automação industrial.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

GERHARDT, C.; VALDENI DE LIMA, J.; BASTOS DO CANTO FILHO, A. Alfabetização Científica e Metaverso no Ensino Fundamental: revisando os conhecimentos já construídos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 21–27, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132661. Acesso em: 1 mar. 2024.