Experiência estética para uma aprendizagem inventiva: notas sobre o acesso de pessoas cegas a museus
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12463Abstract
O objetivo da minha fala é discutir a natureza da experiência estética e seu papel na cognição inventiva, examinando sua relação com a atenção e seus efeitos sobre a aprendizagem. Na primeira parte vou desenvolver esta idéia através da análise do conceito de experiência estética em John Dewey (1950/1980). Nesta direção, tomarei tanto a percepção estética como a prática artística em seu papel de acionar processos de aprendizagem inventiva. Buscarei apresentar esta noção juntamente com aquela de aprendizagem por cultivo, desenvolvida no campo das ciências cognitivas contemporâneas por Francisco Varela, Natalie Depraz e Pierre Vermersch.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-09-27
How to Cite
KASTRUP, V. Experiência estética para uma aprendizagem inventiva: notas sobre o acesso de pessoas cegas a museus. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.12463. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12463. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2010-03-16
Accepted 2011-09-27
Published 2011-09-27
Accepted 2011-09-27
Published 2011-09-27