Entre Prisões da Imagem, Imagens da Prisão: um dispositivo tecno-poético para uma clínica do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12186Abstract
Esta tese aborda dois temas centrais imagem e subjetivação, os quais desdobram-se em três outros temas transversos: trabalho, que ganha a cena nesta tese enquanto atividade, clínica, a qual pensamos por entre as formulações da Clínica da Atividade e procedimentos de Crítica e Clínica e tecnologias digitais de imagem, em seus potenciais de estetização de si e do trabalho. Situada em uma Casa Albergue Feminino, destinada a mulheres que cumprem pena em regime semi-aberto, a pesquisa teve como objetivo geral a criação de um campo de experimentação da atividade prisio- nal pelo emprego de recursos tecnológicos de videografia digital junto a trabalhadoras agentes do sistema penitenciário. Assim, o eixo da tese consiste no dispositivo que propusemos para disparar uma análise das situações de trabalho na prisão, o qual intitulamos Tenco-Poético de Análise da Atividade, para fins de confrontação com situações do trabalho na prisão por meio do uso de câ- mera de vídeo e de computadores para edição de imagens. Exploramos, então, as peculiaridades da atividade de produção de imagens sobre o trabalho prisional ressaltando as imbricações entre ver, pensar e falar visando suas potencialidades para deflagrar um processo de pensamento por imagens acerca da atividade de trabalho, o que caracteriza uma vertente metodológica no percur- so desta tese. Dedicamo-nos ainda, uma vertente teórica, pela qual operamos um tensionamento conceitual visando abrir veredas no que se refere à construção de possibilidades para uma Clínica do Trabalho valendo-se das ferramentas analíticas da Filosofia da Diferença, da Ergologia e da Clí- nica da Atividade, que enfatize a afirmação do que está em vias de diferir no plano do pensamento no curso das atividades de trabalho, enlaçando os planos dos fazeres profissionais, das tramas institucionais e da subjetivação. Buscando uma espécie de expansão do poder de ver que, as cenas produzidas pelas agentes com o uso da câmera e do software de edição, dão o testemunho de um processo pelo qual o pensamento sobre a atividade prisional foi acionado pelo próprio dispositivo imagético.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-12-22
How to Cite
AMADOR, F. S. Entre Prisões da Imagem, Imagens da Prisão: um dispositivo tecno-poético para uma clínica do trabalho. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12186. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12186. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Theses Abstracts
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2010-02-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22