Estudo das Trajetórias de Letramento em Curso de Educação a Distância: o texto, o papel e a tela do computador

Autores

  • Nádie Christina Ferreira Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.12184

Resumo

O uso de tecnologias de comunicação e informação e o consequente crescimento de cursos de graduação a distância conduzem à necessidade de compreensão dos processos de letramento. Este estudo apresenta a análise de uma nova perspectiva de letramento – ou letramentos –, neste caso, as práticas de oralidade, leitura e escrita de alunas-professoras de um curso de Pedagogia na modalidade a distância. Entendemos este como um processo contínuo, observável na produ- ção textual e analisado no contexto dialógico da produção acadêmica. Constatamos, pois, que as demandas reais promovem o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, gerando mudanças significativas no estado ou na condição dos letramentos. As conquistas nos âmbitos da oralidade, escrita e leitura transcendem o espaço acadêmico, ao se materializarem, de modo qualificado, nas práticas profissionais e na vida pessoal. A metodologia adotada no estudo foi a netnografia, que privilegia a imersão do pesquisador na comunidade e permite analisar os signi- ficados das produções dos sujeitos em suporte digital. Trabalhamos com duas perspectivas: (1) geral, que considera os eventos e as práticas coletivas; e (2) particular, que se detém na análise das trajetórias singulares dos sujeitos. Os letramentos são analisados na produção acadêmica, a partir do estado ou da condição inicial de cada sujeito em foco, acompanhando-se as mudanças por um período de cinco semestres de curso. No âmbito geral, o estudo demonstra que as alunas- professoras desenvolveram potencialidades em termos de autoria, edição e distribuição de textos no suporte digital. Em termos individuais, pode-se afirmar que o desenvolvimento de habilidades adquiridas na modalidade a distância foram incorporadas às ações acadêmicas e educativas por meio de novas metodologias de ensino-aprendizagem, em relação a que a tecnologia de infor- mação e comunicação desempenha papel cada vez mais importante, alterando a performance de letramento dos envolvidos, não apenas nas práticas de suporte digital como também naquelas que envolvem as habilidades orais e o letramento alfabético.

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Publicado

2009-12-22

Como Citar

MACHADO, N. C. F. Estudo das Trajetórias de Letramento em Curso de Educação a Distância: o texto, o papel e a tela do computador. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12184. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12184. Acesso em: 3 dez. 2022.