Estudo das Trajetórias de Letramento em Curso de Educação a Distância: o texto, o papel e a tela do computador
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12184Abstract
O uso de tecnologias de comunicação e informação e o consequente crescimento de cursos de graduação a distância conduzem à necessidade de compreensão dos processos de letramento. Este estudo apresenta a análise de uma nova perspectiva de letramento – ou letramentos –, neste caso, as práticas de oralidade, leitura e escrita de alunas-professoras de um curso de Pedagogia na modalidade a distância. Entendemos este como um processo contínuo, observável na produ- ção textual e analisado no contexto dialógico da produção acadêmica. Constatamos, pois, que as demandas reais promovem o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, gerando mudanças significativas no estado ou na condição dos letramentos. As conquistas nos âmbitos da oralidade, escrita e leitura transcendem o espaço acadêmico, ao se materializarem, de modo qualificado, nas práticas profissionais e na vida pessoal. A metodologia adotada no estudo foi a netnografia, que privilegia a imersão do pesquisador na comunidade e permite analisar os signi- ficados das produções dos sujeitos em suporte digital. Trabalhamos com duas perspectivas: (1) geral, que considera os eventos e as práticas coletivas; e (2) particular, que se detém na análise das trajetórias singulares dos sujeitos. Os letramentos são analisados na produção acadêmica, a partir do estado ou da condição inicial de cada sujeito em foco, acompanhando-se as mudanças por um período de cinco semestres de curso. No âmbito geral, o estudo demonstra que as alunas- professoras desenvolveram potencialidades em termos de autoria, edição e distribuição de textos no suporte digital. Em termos individuais, pode-se afirmar que o desenvolvimento de habilidades adquiridas na modalidade a distância foram incorporadas às ações acadêmicas e educativas por meio de novas metodologias de ensino-aprendizagem, em relação a que a tecnologia de infor- mação e comunicação desempenha papel cada vez mais importante, alterando a performance de letramento dos envolvidos, não apenas nas práticas de suporte digital como também naquelas que envolvem as habilidades orais e o letramento alfabético.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-12-22
How to Cite
MACHADO, N. C. F. Estudo das Trajetórias de Letramento em Curso de Educação a Distância: o texto, o papel e a tela do computador. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12184. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12184. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Theses Abstracts
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2010-02-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22