Uma plataforma de hospedagem baseada na Web para máquinas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12154Keywords:
Máquinas virtuais. Plataforma pedagógica web. Compiladores, Educação, Instrução assistida por computador. Métodos de ensino.Abstract
Dificuldades na implantação multi-plataforma e utilização pedagógica das máquinas virtuais podem ter um impacto prejudicial no sucesso de um curso de cons- trução de compiladores. Este artigo apresenta um curso de construção de compiladores de suporte de plataforma, que aborda essa questão. A plataforma proposta é baseada na web, onde máquinas virtuais são acessadas remotamente através de um navegador e pela utilização adequada dos serviços na web. Além disso, ambas as versões de linha de comando e interface gráfica de usuário são suportadas. Além de portabilidade e problemas de manutenção, uma característica interessante do projeto de arquitetura é a sua capacidade de integrar facilmente novas máquinas virtuais. Como prova conceitual, vamos mostrar alguns resultados preliminares sobre a integração de duas máquinas virtuais muito diferentes, que são utilizadas em cursos de constru- ção de compiladores, em universidades portuguesas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-12-22
How to Cite
GASPAR, N.; DE SOUSA, S. M. Uma plataforma de hospedagem baseada na Web para máquinas pedagógicas. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12154. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12154. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2010-02-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22