Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12150Keywords:
Educação a Distância. Aprendizagem Apoiada pelo Computador. Aprendizagem Assistida. Mode- los de aprendizagem. Personalização. Perfis culturalmente contextualizados.Abstract
A personalização em sistemas de e-learning é fundamental, uma vez que esses são utilizados por uma grande variedade de alunos, com características diferentes. Há várias abordagens que visam personalizar ambientes e- learning. No entanto, esses se concentram principalmen- te na tecnologia e / ou em detalhes da rede, sem levar em consideração os aspectos contextuais. Eles consideram apenas uma versão limitada do contexto, proporcionando personalização. Em nosso trabalho, o objetivo é melhorar a personalização do ambiente de aprendizagem e-learning, fazendo uso de uma melhor compreensão e modelagem do contexto educacional e tecnológico do usuário, utilizando ontologias. Mostramos um exemplo do uso da nossa pro- posta no sistema AdaptWeb, na qual o conteúdo e as re- comendações de navegação fornecidas dependem do con- texto do aluno.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-12-22
How to Cite
EYHARABIDE, V.; GASPARINI, I.; SCHIAFFINO, S.; PIMENTA, M.; AMANDI, A. Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunos. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12150. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12150. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2010-02-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22