Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos

Autores

  • Francisco Villa Ulhôa Botelho Universidade Católica de Brasilia
  • Rosa Maria Vicari Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.12142

Palavras-chave:

Qualidade na EAD. Avaliação da eficácia na EAD. Os processos interativos na EAD. Avaliação da interatividade na EAD.

Resumo

Compreender a dinâmica dos processos de aprendizagem implica uma compreensão dos seus componentes: indivíduos, o ambiente ou contexto e mediação. Sabe-se que a Educação a Distância (EAD) tem uma característica distintiva em relação ao componente de mediação. Devido à necessidade de superar as barreiras da distância e do tem- po, a EAD utiliza intensamente tecnologias de informação e comunicação (TIC) para executar processos interativos. Uma construção de ambientes de aprendizagem eficaz de- pende das relações humanas e depende também da emoti- vidade em tais relações. Portanto, saber como agir em am- bientes virtuais, no sentido de criar o ambiente necessário para a animação dos processos de aprendizagem, tem uma importância singular. Este é o tema deste estudo. Os objeti- vos gerais alcançados podem ser assim resumidos: analisar os índices que são importantes para a avaliação da eficácia de um curso a distância; investigar em que medida a eficá- cia de cursos de EAD está correlacionada com a qualidade dos processos interativos; pesquisar características de con- versas de indivíduos interagindo em grupos de estudo, em ambientes virtuais, que podem contribuir para a eficácia de cursos a distância.

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Publicado

2009-12-22

Como Citar

BOTELHO, F. V. U.; VICARI, R. M. Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12142. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12142. Acesso em: 5 dez. 2022.