Cidades Virtuais como um ambiente educacional colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12139Keywords:
Ambiente de simulação educacional, Aprendizagem colaborativa apoiada pelo computador, Jogo educativoAbstract
O CIVITAS (Cidades Virtuais com Tecnologias para Aprendizagem e Simulação) é um projeto de pes- quisa, ensino e extensão, orientado por uma abordagem voltada à construção das cidades imaginadas pelos alunos, nos primeiros anos do ensino fundamental, com ênfase na quarta série. Os professores juntamente com as crianças aventuram-se neste projeto sobre um desvio em relação ao currículo oficial, proposto para refletir sobre a invenção das cidades. Neste contexto, o jogo Città é apresentado como um ambiente que permite a criação de conteúdos digitais, real / virtual / imaginário de cidades, permitindo diferentes formas de interação entre os alunos, por meio de computa- dores em rede. As situações de cooperação, possibilitadas pelo acesso ao jogo, são ferramentas para professores e alunos poderem pensar as informações que operam como regra geral e palavras de ordem com a invenção da cidade / conhecimento.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-12-22
How to Cite
MÜLLER, D. N.; DE OLIVEIRA, O. L. B.; REMIÃO, J. A. A.; SILVEIRA, P. D.; MARTINS, M. A. R.; AXT, M. Cidades Virtuais como um ambiente educacional colaborativo. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12139. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12139. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2010-02-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22