Cidades Virtuais como um ambiente educacional colaborativo

Autores

  • Daniel Nehme Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Otto Lopes Braitback de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Joelma Adriana Abrão Remião Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paloma Dias Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcio André Rodrigues Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Margarete Axt Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.12139

Palavras-chave:

Ambiente de simulação educacional, Aprendizagem colaborativa apoiada pelo computador, Jogo educativo

Resumo

O CIVITAS (Cidades Virtuais com Tecnologias para Aprendizagem e Simulação) é um projeto de pes- quisa, ensino e extensão, orientado por uma abordagem voltada à construção das cidades imaginadas pelos alunos, nos primeiros anos do ensino fundamental, com ênfase na quarta série. Os professores juntamente com as crianças aventuram-se neste projeto sobre um desvio em relação ao currículo oficial, proposto para refletir sobre a invenção das cidades. Neste contexto, o jogo Città é apresentado como um ambiente que permite a criação de conteúdos digitais, real / virtual / imaginário de cidades, permitindo diferentes formas de interação entre os alunos, por meio de computa- dores em rede. As situações de cooperação, possibilitadas pelo acesso ao jogo, são ferramentas para professores e alunos poderem pensar as informações que operam como regra geral e palavras de ordem com a invenção da cidade / conhecimento.

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Publicado

2009-12-22

Como Citar

MÜLLER, D. N.; DE OLIVEIRA, O. L. B.; REMIÃO, J. A. A.; SILVEIRA, P. D.; MARTINS, M. A. R.; AXT, M. Cidades Virtuais como um ambiente educacional colaborativo. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12139. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12139. Acesso em: 3 dez. 2022.