ICT Ação em desenvolvimento na Escola Helen Parkhurst Dalton, parte II
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12137Keywords:
Utilização das TIC. Ensino Secundário. Indi- cadores de qualidade em TIC. Pedagogia. Infra-estrutura. Plano de açãoAbstract
O trabalho apresenta a evolução do plano de ação para melhoria da utilização das TIC na escola Helen Parkhurst Dalton, no ensino secundário. No início do período de ação, em 2007, o uso de TIC na educação foi avaliado através de uma revisão realizada por um grupo de inspetores europeus. Essa avaliação serviu de base para um plano de desenvolvimento contínuo na escola, para promover e melhorar a utilização das TIC. Isso foi feito para resolver os pontos fracos observados, com medidas especiais, e continuar os planos de ação que já haviam sido postos em prática. Em vista de quatro pontos crí- ticos observados, foram tomadas as seguintes medidas: a coe- rência na utilização das TIC foi melhorada, em nível operacional, com a nomeação de coordenadores de escola; a utilização das TIC no ensino foi incentivada ao ser oferecida uma variedade de workshops dedicados à formação de professores; o acompanhamento dos níveis de desempenho dos alunos com o uso das TIC foi abordado por um estudo comparativo em colaboração com estudantes internacionais; a perspectiva de novos desenvolvimentos das TIC, no âmbito do domínio das tecnologias e da pedagogia, foi ampliada através da aquisição de novos equipamentos, como quadros brancos interativos, carrinhos para laptops e outros dispositivos digitais, além da criação de novos laboratórios de informática educacional. Um ano após o surgimento desta inspeção, novos planos surgiram, assim como a organização de um “debate cenário”, pelos líderes escolares, visando abordar o futuro próximo da escola. Nesse debate, a opinião sobre a educação foi renovada em relação aos aspectos organizacionais. Um dos resultados do debate foi a conscientização do papel crescente das TIC. Assim, planos para o futuro próximo da escola foram estabelecidos. Este documento é a segunda contribuição consecutiva, a fim de descrever uma ação baseada no desenvolvimento escolar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-12-22
How to Cite
HOGENBIRK, P.; VAN DE BRAAK, P. ICT Ação em desenvolvimento na Escola Helen Parkhurst Dalton, parte II. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12137. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12137. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2010-02-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22