A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente

Authors

  • Dulcinea Sarmento Rosemberg UFES
  • Maria Elizabeth Barros de Barros UFES
  • Susane Petinelli-Souza UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.11900

Keywords:

Clínica da atividade docente, Trabalho docente, Autoconfrontação cruzada, Vídeo como dispositivo metodológico.

Abstract

Este artigo narra uma experiência vivenciada em uma escola da Rede Pública de Ensino Escolar do município da Serra (Espírito Santo – Brasil). Na perspectiva da Clínica da Atividade, utilizou-se como abordagem metodológica a experimentação em autoconfrontação cruzada e filmagem das situações do trabalho docente como seu dispositivo. Foram filmadas situações de trabalho de duas professoras do ensino fundamental, elegendo-se a atividade de ensinar em sala de aula. O objetivo foi colocar em análise o trabalho docente e provocar um movimento de análise e coanálise do trabalho na escola. Apresenta as ações integradas que antecederam a filmagem bem como os diálogos produzidos a partir do processo de autoconfrontação cruzada disparados no e pelo coletivo constituído por pesquisadores, trabalhadores e gestores da educação no município da Serra. Destaca a relevância do dispositivo metodológico utilizado que coloca em questão os modos de trabalhar, perspectivando sua transformação sempre que se fizer necessário.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dulcinea Sarmento Rosemberg, UFES

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora do Departamento de Ciências da Informação da Ufes e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Subjetividade e Política (Nepesp) da Ufes, Vitória – Espírito Santo - Brasil

Maria Elizabeth Barros de Barros, UFES

Pós-doutora em Saúde Pública (ENSP). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Psicologia Institucional da Ufes e coordenadora do Nepesp-Ufes. Vitória – Espírito Santo - Brasil.

Susane Petinelli-Souza, UFES

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes. Professora do Departamento de Administração da Ufes, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Tecnologias de Gestão e Subjetividades (Netes-Ufes) e do Nepesp-Ufes. Vitória – Espírito Santo -Brasil.

Published

2011-06-27

How to Cite

ROSEMBERG, D. S.; BARROS DE BARROS, M. E.; PETINELLI-SOUZA, S. A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.11900. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900. Acesso em: 25 apr. 2025.
Received 2010-01-21
Accepted 2011-06-27
Published 2011-06-27