A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.11900Palavras-chave:
Clínica da atividade docente, Trabalho docente, Autoconfrontação cruzada, Vídeo como dispositivo metodológico.Resumo
Este artigo narra uma experiência vivenciada em uma escola da Rede Pública de Ensino Escolar do município da Serra (Espírito Santo – Brasil). Na perspectiva da Clínica da Atividade, utilizou-se como abordagem metodológica a experimentação em autoconfrontação cruzada e filmagem das situações do trabalho docente como seu dispositivo. Foram filmadas situações de trabalho de duas professoras do ensino fundamental, elegendo-se a atividade de ensinar em sala de aula. O objetivo foi colocar em análise o trabalho docente e provocar um movimento de análise e coanálise do trabalho na escola. Apresenta as ações integradas que antecederam a filmagem bem como os diálogos produzidos a partir do processo de autoconfrontação cruzada disparados no e pelo coletivo constituído por pesquisadores, trabalhadores e gestores da educação no município da Serra. Destaca a relevância do dispositivo metodológico utilizado que coloca em questão os modos de trabalhar, perspectivando sua transformação sempre que se fizer necessário.Downloads
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Publicado
2011-06-27
Como Citar
ROSEMBERG, D. S.; BARROS DE BARROS, M. E.; PETINELLI-SOUZA, S. A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.11900. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900. Acesso em: 24 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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Recebido 2010-01-21
Aceito 2011-06-27
Publicado 2011-06-27
Aceito 2011-06-27
Publicado 2011-06-27