Relações Interpessoais em Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Autores/as

  • Paula Patrícia Barbosa Ventura Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.11344

Palabras clave:

Relações Interpessoais, Educação a Distância, Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Resumen

Esse estudo teve como objetivo investigar as relações interpessoais em comunidades virtuais de aprendizagem (CVA). A pesquisa foi realizada com 18 alunos do 3º semestre do curso de Graduação semipresencial em Letras-Português, da Universidade Federal do Ceará, uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil, no semestre 2008/2. Utilizou-se como método de pesquisa o etnográfico e os princípios da etnografia virtual. Nos resultados, foram elencadas quatro subcategorias: amizade, informalidade, incentivo e agradecimento. Os resultados obtidos se manifestaram especificamente nos espaços formais de aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Patrícia Barbosa Ventura, Universidade Federal do Ceará

Pedagoga (UFC), Especialista em Informática Educativa (UFC) e Mestre em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação/Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua nas áreas: Informática na Educação, Educação a Distância e Formação de Professores. E-mail: paula@virtual.ufc.br

Publicado

2011-06-27

Cómo citar

BARBOSA VENTURA, P. P. Relações Interpessoais em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.11344. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11344. Acesso em: 25 abr. 2025.
Recibido 2009-11-12
Aceptado 2011-06-27
Publicado 2011-06-27