Reúso de dados abertos do governo brasileiro

atualização da métrica DGABr

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.138332

Palabras clave:

DGABr, dados governamentais abertos, dados abertos, métrica, reúso

Resumen

Pautada em suprir uma lacuna concernente a avaliação dos dados abertos publicados pelo governo brasileiro, a métrica DGABr foi publicada em 2018, para avaliar o potencial de reúso dessa nova tipologia de dados. Passados cinco anos da publicação da métrica, esta pesquisa objetivou revisar a DGABr, à luz de seus fundamentos, permitindo a atualização, em consonância com o contexto internacional e a legislação brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória e aplicada, com as técnicas bibliográfica e documental, para publicação de uma versão revisada em 2024. A revisão bibliográfica permitiu analisar princípios e padrões que não foram considerados na primeira versão da métrica e foram incorporados, como os princípios FAIR. A pesquisa documental permitiu realizar uma análise do aporte legal sobre a política de dados abertos no Brasil, bem como identificar atualizações nos instrumentos da política. No contexto legal, não foram identificados impactos diretos, mas os instrumentos, que incluíram novos documentos, manuais e alterações nos Portais indicaram atualizações importantes. Os resultados apontaram avanços no contexto internacional sobre questões técnicas e padrões, principalmente em relação à preservação e interoperabilidade. Poucas alterações são derivadas da legislação, mas ajustes relevantes foram realizados com base nos instrumentos oficiais da infraestrutura governamental. Com isso, das 28 dimensões da métrica foi possível complementar cinco e reformular duas. A revisão incluiu tendências e padrões internacionais, mantendo a conformidade com a política de dados abertos do Brasil, permitindo que a métrica continue sendo referência na avaliação de dados abertos no país.

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Biografía del autor/a

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão Organização do Conhecimento (PPGGOC) ECI/UFMG, líder da linha de pesquisa: Gestão e Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC). Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo PPGGOC ECI UFMG (2018), Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC (2013), Bacharel em Sistemas de Informação pela PUC Minas (2008) e Técnica em Informática Industrial pelo CEFET-MG (2004). Possui experiência na área de Tecnologia da Informação, onde atuou como Analista de Sistemas, por mais de 15 anos, na área de Engenharia de Software, em empresas públicas e privadas. Pesquisadora na área de Ciência da Informação e em interdisciplinaridade com a área de Sistemas de Informação, na linha de Gestão e Tecnologia, com destaque para as seguintes temáticas: Recuperação de Informação, Representação e Organização da Informação e do Conhecimento, Interoperabilidade, Microsserviços e Application Programming Interface, Dados abertos e Open Government Data, Métodos ágeis e Governança de dados. Editora-chefe da Revista Docência do Ensino Superior (GIZ/PROGRAD UFMG) e da Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação (ECI/UFMG). Integra a Comissão Editorial da Educação em Revista (FAE/UFMG). Integrante dos grupos de pesquisa: Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação (RECRI) e Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos (MHTX) e dos Projetos de Extensão: Modelagem para Organização da Informação e BPM 2.0. Integra o Colegiado do PPGGOC ECI UFMG, o Núcleo Docente Estruturante e o Colegiado do Curso de Graduação em Sistemas de Informação

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Publicado

2024-09-16

Cómo citar

NASCIMENTO SILVA, P. Reúso de dados abertos do governo brasileiro: atualização da métrica DGABr. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.138332. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/138332. Acesso em: 1 jul. 2025.

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