Dados abertos governamentais

modelo de diagnóstico de maturidade voltado a qualidade de dados para publicação em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.132617

Palavras-chave:

dados governamentais abertos, organização da informação, modelo de diagnóstico de maturidade, qualidade de dados, governança de dados

Resumo

A escalada na abertura de dados governamentais é um fenômeno originado a partir de longos debates sobre a modernização do Estado. A pesquisa é motivada em compreender os desafios impostos à administração pública na publicação de dados de forma alinhada ao movimento aberto sob a ótica dos portais de dados abertos. O objetivo deste artigo consiste em propor um modelo de diagnóstico para a maturidade de portais de dados abertos, com foco na disponibilização dos recursos informacionais do governo com abrangência, consistência, eficácia e transparência. A metodologia foi dividida em três fases. A primeira fase foi um pré-teste realizado em portais de dados abertos nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Irlanda, motivado por pesquisas que evidenciaram o histórico do movimento de dados abertos, conjuntamente a um panorama atual de iniciativas, estágios de evolução e desafios, que serviu para definir as dimensões analíticas fundamentais para a proposição do modelo de maturidade. Na segunda fase, foi desenvolvido um modelo de diagnóstico de maturidade para portais de dados governamentais abertos. Na terceira fase, o modelo foi aplicado e validado nos mesmos portais do pré-teste. Os resultados da aplicação do instrumento de diagnóstico podem orientar a administração pública na condução de uma governança de dados mais eficiente e responsável, beneficiando o governo, o movimento de dados abertos e a sociedade civil.

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Biografia do Autor

Dirceu Macedo, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Ciência da Informação, atuando em pesquisas nos campos da recuperação da informação, representação da informação e do conhecimento e ciência de dados. Está vinculado ao Grupo de Tecnologia e Organização da Informação e do Conhecimento (Grupo TOIC/UFES). Também participa do grupo de trabalho (GT) de acessibilidade da W3C Brasil, onde contribui para definições de políticas, planos e manuais produzidos para promover a acessibilidade na internet. Responsável pela coordenação das ações de acessibilidade, design e arquitetura de informação web na prefeitura municipal de Vitória.

Daniela Lucas da Silva Lemos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Associada e pesquisadora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014); mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008); especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002); e graduada em Administração de Sistemas de Informação pela Faculdade de Sistemas de Informações Gerenciais do Centro Universitário UNA (2001). Atualmente atua como professora permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFES. É líder do grupo de pesquisa Tecnologia e Organização da Informação e do Conhecimento (UFES) do CNPq com o qual coordena o projeto de pesquisa Acervo em Rede: acervos digitais dos museus do Ibram, parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a UFES. Participa ainda como membro pesquisadora dos grupos Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem (UFMG) e Laboratório de Inteligência de Redes (UnB), sendo esse último como pesquisadora do projeto Tainacan, um software livre para a construção de repositórios digitais; além de parceria em pesquisas com a Fundação Getúlio Vargas (EMAp/CPDOC/Rio de Janeiro), incluindo projetos de organização semântica em repositórios com objetos 3D. Tem se dedicado em pesquisas voltadas ao aspecto interdisciplinar entre a Ciência de Dados e a Ciência da Informação no que diz respeito a contribuições pontuais para a melhoria da qualidade de dados e metadados em acervos de patrimônio cultural digital, visando infraestrutura informacional adequada para reuso, agregação, busca e recuperação de objetos digitais em rede, incluindo princípios FAIR e de catalogação, técnicas de pré processamento de dados e aprendizado de máquina. Tem experiência em áreas da Ciência da Informação, incluindo Organização e Tratamento da Informação, Representação do Conhecimento e Recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Repositórios e Bibliotecas Digitais, Patrimônio Cultural Digital, Organização do Conhecimento, Modelagem Conceitual, Bancos de Dados, Vocabulários Controlados, Ontologias, Metadados, Web Semântica, Linked Data e Anotação Semântica de Recursos Multimídia na Web. Experiência na área de Tecnologia da Informação no segmento industrial e de serviços, com ênfase em bancos de dados, engenharia de software e análise, projeto, implantação e administração de sistemas de informação. Possui 18 anos de experiência docente em Instituições de Ensino Superior, incluindo cursos de Ciência da Computação, Engenharias, Sistemas de Informação, Ciência da Informação e Biblioteconomia.

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ZENG, Marcia Lei; QIN, Jian. Metadata. Chicago: ALA Neal-Schuman, 2016.

Publicado

2024-01-01

Como Citar

MACEDO, D.; LUCAS DA SILVA LEMOS, D. Dados abertos governamentais: modelo de diagnóstico de maturidade voltado a qualidade de dados para publicação em rede. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, p. 132617, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.132617. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/132617. Acesso em: 1 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigo