O Audiovisual publicitário no contexto das mídias digitais: um olhar sobre a prática do advertainment
Palavras-chave:
Recepção, Estética, Publicidade, Advertainment,Resumo
O foco deste estudo é a recepção da publicidade no ambiente das mídias digitais, mais especificamente daquilo que é chamado, no âmbito dos estudos de marketing, de advertainment. Misto de publicidade e entretenimento, assistido e compartilhado voluntariamente, o advertainment é aqui analisado no contexto do YouTube. Como recorte, utilizamos a campanha Unleash your fingers, criada para o lançamento de um smartphone na França em 2011. Para tanto, propomos um modelo teórico que esquematiza essa recepção em três instâncias: a dimensão estética do produto audiovisual, o contexto da recepção e a ativação do comportamento de fã. São utilizados autores e conceitos oriundos dos estudos da recepção, como a estética da recepção (Jauss), a semiopragmática (Odin) e os estudos sobre fãs num contexto de novas formas de participação online (Jenkins, Fiske, Staiger).
The audiovisual advertising in the context of digital media: a look at the practice of the advertainment
Abstract: The starting point of this study is the dialogue of the advertising with the digital media environment, more specifically what is called in the marketing studies, advertainment. Joint advertising and entertainment, attended and shared voluntarily, the advertainment is analyzed here in the context of YouTube. As framework, we used the campaign Unleash your fingers, created to launch a smartphone in France in 2011. The analysis is based in three vectors: the aesthetic dimension of the audiovisual product (ALVES), the context of its exhibition (BURGESS; GREEN) and the activation of fan behavior (JENKINS, FISKE, STAIGER) in its viewers.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 André Bomfim dos Santos, Regina Lucia Gomes S Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.