El Papel del Bibliotecario en la Curaduría y la Gestión de los Datos de Investigación: una Revisión Sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245263.43-69

Palabras clave:

Gestión de datos científicos, Curaduría de datos, Bibliotecario de datos, Ciencia de la Información.

Resumen

Presenta una encuesta sobre el papel del bibliotecario en curaduría y la gestión de los datos de investigación. Se trata de una investigación bibliográfica basada en la metodología de revisión sistemática y cuya búsqueda se llevó a cabo en la base de datos Web of Science. El análisis de los documentos recayó sobre los textos que aportan estudios, investigaciones e informes de experiencia sobre la gestión y curaduría de los datos de investigación, y la formación de bibliotecarios para actuar en este nuevo nicho de trabajo. Los resultados demuestran que todavía hay pocos artículos recuperados sobre la base que mencionan explícitamente el término bibliotecario de datos, aunque hay muchos estudios sobre gestión de datos y Curatorship. Se han encontrado pocos documentos que han explicado el Syntagma Administrador de datos y conservador de datos. La revisión mostró que en los Estados Unidos y Europa las discusiones y acciones de los bibliotecarios que actúan como Comisarios y gestores de datos de investigación ya están bien avanzadas, a diferencia de la realidad brasileña y otros países latinoamericanos. Por otra parte, en los Estados Unidos y en Europa, las políticas y estrategias de acceso abierto fueron muy lentas en relación con los países latinoamericanos, donde Brasil es pionero y ha participado activamente en el movimiento de acceso abierto. Los estudios demuestran que el bibliotecario puede asumir una nueva configuración en su desempeño, como especialista en documentación e información, especialista en datos, en la creación de repositorios, además de mostrar experiencias en la descripción de los datos y en la implementación de Servicios de datos y apoyo a los investigadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Soares Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI - UFC) na Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como bibliotecária na Universidade Federal do Ceará (Instituto UFC Virtual), no projeto da UFC voltado para a formação do acervo dos polos da Universidade Aberta (UAB) e em curso de educação a distância como Tutora voltado para a formação de auxiliar de biblioteca. Atuou como estagiária na Procuradoria Geral do Município de Fortaleza em auxílio à pesquisa de legislação municipal e federal e atendimento ao público da área jurídica. Atuou nas Bibliotecas do Centro Universitário Christus - Unichristus além de ter exercido a função de Secretária Editorial da revista Journal of Health & Biological Sciences - JHBS na referida instituição. Atualmente, é Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará. Atua ainda como Secretária Editorial da Revista Informação em Pauta do Departamento de Ciência da Informação da UFC. Bibliotecária certificada e Mendeley Advisor do gerenciador de referências Mendeley (Elsevier). Membro do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI), do Departamento de Ciências da Informação (DeCInf) da UFC. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia da Pesquisa, Normalização de documentos, Editoração, Processo Editorial de Periódicos Científicos, Educação a distância, Acesso Aberto, Gestão de dados de pesquisa, Bibliotecas universitárias, Novas Tecnologias da Informação, Histórias em quadrinhos.

Virgínia Bentes Pinto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará-UFC. Bacharel em Biblioteconomia- Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Sciences de l'Information et de la Communication- Institut des Communications et des Média (ICM)- Université Stendhal-Grenoble-3-França (1999). Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Pós-Doutorado em Filosofia-Tratamento cognitivo da informação-Laboratoire de l?Analyse Cognitive de l'Information (LANCI)- Université du Quebec à Montreal- (2006). Estágio Pós- Doutoral no Instituto de Linguistica Aplicada (IULA) da Universidad Pompeu Fabra- Barcelona. Estágio Pós-Doutoral em Direito e Genoma na Cátedra Interuniversitária de Derecho y Genoma Humano- Universidad de Deusto- País Basco (2013). Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Ex-Professora Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Universidades Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ex-Coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação- UNESP-CI-Marilia/UFC-DCINF. Pesquisadora -CNPq. Líder do Grupo sobre Representação da Informação- certificado pela-UFC. Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Especialização em Informação Tecnológica-Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Aperfeiçoamento em Informação Agrícola- Instituto Brasileiro de Informação Cientifica e Tecnológica (IBICT). Áreas de interesse: Tratamento Cognitivo da Informação, Representação Indexal de textos verbais e não-verbais (imagens, sons), Representação do Conhecimento, Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação, Informação para a Saúde, Documentação sanitária, Terminologias na área da Saúde, Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Ontologias, Bibliometria, Linguagem Natural e Controlada, Epistemologia da Ciência da Informação, Metodologia da Pesquisa, Leitura e Biblioterapia, Gestão da Informação e do Conhecimento e ontologias. Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD)- UFC. Membro da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Ceará. Conjuntamente com a Profa. Ana Maria Sá, foi idealizadora e colocou em prática o PROLER-CE, tendo sido sua primeira coordenadora. Também idealizou e colocou em prática o projeto Biblioterapia no Bloco de Oncologia do Hospital Albert Sabin e na Casa da Criança. Conjuntamente com a Profa. Juliana Buse, elaborou o Projeto do Portal de Periódicos Científicos da UFC. É Membro do Comitê Gestor do Serviço Eletrônico de Informação (SEI)- UFC. Tem livros e artigos publicados no campo da Ciência da Informação e da Biblioteconomia. Orienta alunos de graduação e pós-graduação. Possui experiência nas áreas de Ciência da Informação e da Biblioteconomia, atuando em bibliotecas universitárias, públicas, escolares e especializadas. PQ-CNPq.

Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA), com período sanduíche na Università della Calabria (Unical) na Itália, fomentado pela Capes. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Graduada em Comunicação Social (Habilitação: Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Curso de especialização em Marketing e Novas Mídias promovido pelo Umweltzentrum des Handwerkskammer Trier - Alemanha. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação/UFC. Integra o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento/UFS, e tem experiência nas áreas de Mediação da Informação, Competência em informação, Serviços de Informação, Assessoria de Imprensa e Redação de Revistas e Jornais. Editora do periódico científico Informação em Pauta.

Citas

AKOBENG, A. K. Understanding systematic reviews and meta-analysis. Archives of Disease in Childhood, [s.l.], v. 90, p. 845-848, 2005.

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Manual de publicação da APA. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

BÉCARD, N. et al. Ouverture des données de la recherche. Guide d'analyse du cadre juridique en France. 2016. Disponível em: https://prodinra.inra.fr/ft?id={E391647B-3125-4020-96C4-2E4EA78CCA66}&original=true. Acesso em: 08 fev. 2019.

BEM, D. J. Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, [s.l.], v. 118, n. 2, p. 172-177, 1995.

COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. (org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. Cap. 3.

COSTA, M. M.; CUNHA, M. B. O bibliotecário no tratamento de dados oriundos da e-science: considerações iniciais. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 189-206, 2014.

COX, A. M. et al. Developments in research data management in academic libraries: towards an understanding of research data service maturity. Journal of the Association for Information Science and Technology, [s.l.] v. 68, n. 9, p. 2182-2200, 2017.

CUNHA, M. B. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 11, n. 6, dez. 2010.

DIGITAL SCIENCE. Figshare. The State of Open Data 2017: a selection of analyses and articles about open data. London: Figshare, 2017.

EINSENBERG, N. Writing a literature review. In: STERNBERG, R. J. Guide to publishing in psychology journals. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 17-34.

FANIEL, I. M.; CONNAWAY, L. S. Librarians’ perspectives on the factors influencing research data management programs. College & Research Libraries, [s.l.] v. 79, n. 1, p. 100, jan. 2018.

FERNÁNDEZ-RÍOS, L.; BUELA-CASAL, G. Standards for the preparation and writing of Psychology review articles. International Journal of Clinical and Health Psychology, [s.l.] v. 9, p. 329-344, 2009.

HEY, T.; HEY, J. e-Science and its implications for the library community. Library Hi Tech, Bingley, v. 24, n. 4, p. 515-528, 2006.

HOHENDORFF, J. V. Como escrever um artigo de revisão de literatura. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. (org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. Cap. 2.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. 260 p.

MESGUICH, V. et al. Enjeux et dimensions. Documentaliste-Sciences de l'Information, Paris, v. 49, n. 1, p. 24-45, 2012.

MORGAN, A.; DUFFIELD, N.; HALL, L. W. Research data management support: sharing our experiences. Journal of the Australian Library and Information Association, [s.l.], v. 66, n. 3, p. 299-305, 2017.

MURPHY, F. An update on peer review and research data. Learned Publishing, [s.l.] v. 29, n. 1, p. 51-53, 2016.

NAUGHTON, L.; KERNOHAN, D. Making sense of journal research data policies. Insights, [s.l.] v. 29, n. 1, p. 84–89, 2016.

NIELSEN, H. J.; HJØRLAND, B. Curating research data: the potential roles of libraries and information professionals. Journal of Documentation, [s.l.] v. 70, n. 2, p. 221-240, 2014.

PETTICREW, M.; ROBERTS, H. Systematic reviews in the social science: a pratical guide. Malden, MA: Blackwell Publishing, 2006.

POPPER, K. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. Belo Horizonte: Itatiaia, 1999. 394 p.

ROYAL SOCIETY OF LONDON. Royal Society Science Policy Centre. Science as an open enterprise: open data for open science. London: Royal Society of London, 2012.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa de evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.

STURGES, P. et al. Research data sharing: developing a stakeholder-driven model for journal policies. Journal of the Association for Information Science and Technology, [s.l.], v. 66, n. 12, p. 2445–2455, 2015.

TRIPATHI, M.; SHUKLA, A.; SONKER, S. Research data management practices in University libraries: a study. DESIDOC Journal of Library & Information Technology, [s.l.], v. 37, n. 6, p. 417-424, 7 nov. 2017.

VAN DEN EYNDEN, V.; CORTI, L. Advancing research data publishing practices for the social sciences: from archive activity to empowering researchers. International Journal of Digital Library, [s.l.], v. 18, n. 2, p. 113-121, 2017.

VERBAAN, E.; COX, A. M. Occupational sub-cultures, jurisdictional struggle and Third Space: theorising professional service responses to research data management. The Journal of Academic Librarianship, [s.l.] v. 40, n. 3-4, p. 211-219, 2014.

WIKIMEDIA COMMONS. Duck-Rabbit illusion. 2018.

WOLSKI, M.; HOWARD, L.; RICHARDSON, J. A trust framework for online research data services. Publications MDPI, Basel, v. 5, n. 2, p. 14-16, jun. 2017.

XIA, J.; WANG, M. Competencies and responsibilities of Social Science data librarians: an analysis of job descriptions. College & Research Libraries, [s.l.], v. 75, n. 3, p. 362-388, maio 2014.

YOON, A.; SCHULTZ, T. Research data management services in academic libraries in the US: a content analysis of libraries’ websites. College & Research Libraries, [s.l.], v. 78, n. 7, p. 920, out. 2017.

Publicado

2020-09-16

Cómo citar

LIMA, J. S.; PINTO, V. B.; FARIAS, M. G. G. El Papel del Bibliotecario en la Curaduría y la Gestión de los Datos de Investigación: una Revisión Sistemática. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 43–69, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245263.43-69. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/90551. Acesso em: 23 abr. 2025.

Número

Sección

Artículo