Acervos bibliográficos do fim do século XIX: contribuições da Literatura Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245213.211-234Palabras clave:
Acervos Brasileiros. Literatura Brasileira. Século XIX.Resumen
Este estudo visa demonstrar que é possível entender a formação do leitor brasileiro através da leitura e rastreamento das obras citadas nos romances e demais textos dos principais autores da Literatura Brasileira do fim do século XIX e início do século XX. O estudo aqui apresentado traz o levantamento dos textos citados pelo personagem/narrador Sérgio, do romance O Ateneu, de Raul Pompéia. Foi efetuada a leitura da obra e colhidas todas as menções literárias, a autores e textos, a partir disso foi elaborada uma lista das obras e do procedimento de citação do narrador/autor demonstrando que as obras e autores citados haviam sido lidos por ele no Brasil do fim do século XIX. É o início de um grande rastreamento que visa compor através da leitura dos livros de Raul Pompéia, Machado de Assis e outros importantes autores, os acervos brasileiros do fim do século XIX e início do século XX.
Descargas
Citas
AILLAUD, João Pedro. Advertencia dos editores. In: JUSSIEU, Laurent de. História de Simão de Nantua ou O Mercador de Feiras. Paris: Livraria de Vva J. P. Aillaud, Guillard E Ca., 1867.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz. Livros e sociedade: a for-mação dos leitores no século XIX. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2000. Disponível em: <http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/issue/view/6>. Acesso em: 29 jul. 2013.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; BATISTA, Antônio Augusto G. A leitura na escola primária brasileira: alguns elementos históricos. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 4, n. 24. Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/>. Acesso em: 29 jul. de 2013.
GONÇALVES FILHO, Carlos Antônio Pereira. Livrinhos que eram verdadeiros tesouros: leituras para crianças no Brasil Imperial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 42, p. 200-216, jun., 2011. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/42/art13_42.pdf>. Acesso em: 15 de janeiro de 2013.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: histó-ria e histórias. 4.ed. São Paulo: Ática, 1988.
JUSSIEU, Laurent de. História de Simão de Nantua ou O Mercador de Fei-ras. Paris: Livraria de Vva J. P. Aillaud, Guillard E Ca., 1867.
NEEDEL, Jeffrey.D. Belle Époque Tropical. São Paulo: Companhia das Le-tras, 1993.
POMPÉIA, Raul. O Ateneu. 2.ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005.
SALES, Germana Maria Araújo. Folhetins: uma prática de leitura no século XIX. Entrelaces, Fortaleza, p.44-56, Ago., 2007. Disponível em: <http://www.entrelaces.ufc.br/germana.pdf>. Acesso em: 08 out. 2013.
TAMBARA, Elomar Antônio. Livros de leitura nas escolas de ensino primário no século XIX no Brasil. Anped, v. 26, 2003. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/26/inicio.htm> . Acesso em: 24 jan. 2013.
ZILBERMAN, Regina. No começo, a leitura. Em Aberto, ano 16, n. 69, Brasília/DF, jan./mar. 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Magali Lippert da S. Almeida

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.