A contribuição das práticas de Learning commons para o processo de gestão do conhecimento em bibliotecas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.137928Palabras clave:
learning commons, gestão do conhecimento, BibliotecasResumen
Objetiva-se, neste artigo, a análise das contribuições das práticas de Learning commons utilizadas em bibliotecas para o processo de gestão do conhecimento. O modelo é baseado em uma pesquisa qualitativa e adaptado de trabalhos anteriores, cujos procedimentos metodológicos empregados incluem a definição dos conceitos de suporte, contexto e confiança. A partir da fundamentação teórica, foi realizada a aplicação do modelo e a validação do processo de adequação à teoria relacionada. Concluiu-se, portanto, com a aplicação do modelo e a apreciação dos dados que há uma relação significativa entre Learning commons e gestão do conhecimento, e ambos são relevantes para a inovação das bibliotecas.
Descargas
Citas
ACCARDI, M. T.; CORDOVA, M.; LEEDER, K. Reviewing the library learning commons: history, models, and perspectives. College & Undergraduate Libraries, London, v. 17, n. 2-3, p. 310-329, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10691316.2010.481595. Acesso em: 17 abr. 2021.
ALLEN, D. B. et al. K-State's distributed learning commons: achieving long-term sustainability through strategic partnerships. College & Undergraduate Libraries, London, v. 17, p.160-176, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/10691316.2010.481610. Acesso em: 20 abr. 2021.
BAILEY, D. R.; TIERNEY, B. Transforming library service through information commons: case studies for the digital age. Chicago: American Library Association, 2008.
BEAGLE, D. The emergent information commons: philosophy, models, and 21st century learning paradigms, Journal of Library Administration, London, v. 50, n. 1, p. 7-26, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01930820903422347. Acesso em: 20 fev. 2021.
BEM, R. M. Framework de gestão do conhecimento para bibliotecas universitárias. 2015. Tese (Doutorado) - Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
BENNETT, S. Libraries designed for learning. Washington: Council on Library and Information Resources, 2003.
BLUMMER, B.; KENTON, J. M. Learning commons in academic libraries: discussing themes in the literature from 2001 to the present. New Review of Academic Librarianship, London, v. 23, n. 4, p. 329-352, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13614533.2017.1366925. Acesso em: 14 ago. 2021.
BODNAR, J. Information and learning commons, faculty and student benefits. New Library World, Leeds, v. 110, n. 9-10, p. 403-409, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1108/03074800910997427. Acesso em: 10 maio 2021.
CANADIAN LIBRARY ASSOCIATION (CLA). Leading learning: standards of practice for school library learning commons in Canada. Canada: CLA, 2014.
CASTRO, G.; COSTA, M. D. Gestão do conhecimento em bibliotecas no Brasil: um mapeamento temático com base na literatura técnico-científica. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. São Paulo: FEBAB, 2014, p. 1-14.
ESPINDOLA, O. Contribuições do sistema de acompanhamento para a gestão do conhecimento de uma empresa varejista. 2012. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção, Sociedade Educacional de Santa Catarina, Instituto Superior Tupy, Joinville, 2012.
GONZÁLEZ MARTÍNEZ, L. Learning commons en bibliotecas académicas. Biblos: Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Informacíon, Lima, n. 53, p. 1-9, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5195/biblios.2013.136. Acesso em: 2 mar. 2021.
GONZÁLEZ MARTÍNEZ, L. Servicios académicos en learning commons de bibliotecas universitarias: una respuesta a los requerimientos educativos actuales. Bibliotecas, Costa Rica, v. 39, n. 1, p. 1-32, 2021 Disponível em: https://doi.org/10.15359/rb.39-1.1. Acesso em: 22 jul. 2021.
GONZÁLEZ MARTÍNEZ, L.; JASSO PEÑA, F. de J. J. Learning commons en bibliotecas universitárias: una revisión dedicada a las características y desafíos de un espacio físico transformado en ambiente para el aprendizaje. Información, cultura y sociedade, Buenos Aires, n. 41, p.101-118, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34096/ics.i41.6621. Acesso em: 27 mar. 2021.
HEITSCH, E. K.; HOLLEY, R. P. The information and learning commons: some reflections. New Review of Academic Librarianship, London, v. 17, n. 1, p. 64-77, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13614533.2011.547416. Acesso em: Acesso em: 25 abr. 2021.
HELD, T. The information and learning commons: a selective guide to sources. Reference Services Review, Leeds, v. 37, n. 2, p. 190-206, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00907320910957224. Acesso em: 24 abr. 2021.
HINCHLIFFE, L. J.; WONG, M. A. From services-centered to student-centered: a “Wellness Wheel” approach to developing the library as an integrative learning commons. College & Undergraduate Libraries, London, v. 17, n. 2-3, p. 213-224, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10691316.2010.490772. Acesso em: 15 jun. 2021.
ISLAM, M. A.; AGARWAL, N. K.; IKEDA, M. Knowledge management for service innovation in academic libraries: a qualitative study. Library Management, Leeds, v. 36, n. 1-2, p. 40-57, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1108/LM-08-2014-0098. Acesso em: 17 set. 2021.
LI, L. Leveraging quality web-based library user services in the digital age. Library Management, Leeds, v. 27, n. 6-7, p. 390-400, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1108/01435120610702387. Acesso em: 13 abr. 2021.
LUDWIG, L. Health sciences libraries building survey, 1999-2009. Journal of the Medical Library Association, Bethesda, v. 98, n. 2, p. 105-134, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.3163/1536-5050.98.2.004. Acesso em: 13 abr. 2021.
MACEDO, M. TV digital interativa e gestão do conhecimento organizacional. 2008. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, 2008.
MACEDO, M.; SOUZA, M. R. Fundamentos de gestão do conhecimento: os ativos intangíveis como fonte de vantagem competitiva. Moldova: Novas Edições Acadêmicas, 2023.
MASSIS, B. E. The academic library becomes the academic learning commons. New Library World, Leeds, v. 111, n. 3-4, p. 161-163, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1108/03074801011027664. Acesso em: 24 abr. 2021.
MCCUNN, L. J.; GIFFORD, R. Teachers' reactions to learning commons in secondary schools. Journal of Library Administration, London, v. 55, n. 6, p. 435-458, 2015. Disponível em: http://doi.org/10.1080/01930826.2015.1054760. Acesso em: 25 abr. 2021.
MCMULLEN, S. The learning commons model determining best practices for design, implementation, and service. Sabbatical Report, New Zealand, 2007.
MCMULLEN, S. US Academic Libraries: today’s learning commons model. Librarian Publications, Bristol, v. 14, p. 1-8, 2008. Disponível em: https://docs.rwu.edu/librarypub/14. Acesso em: 11 out. 2021.
NAZIM, M.; MUKHERJEE, B. Knowledge management in libraries: concepts, tools and approaches. Netherlands: Elsevier, 2016.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. 13. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
PHAM, H. T.; TANNER, K. Collaboration between academics and librarians: a literature review and framework for analysis. Library Review, Leeds, v. 63, n.1-2, p.15- 45, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1108/LR-06-2013-0064. Acesso em: 11 out. 2021.
PRESSLEY, L. Charting a clear course: a state of the learning commons. In: CONFERENCE [of] ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES, 2017, Baltimore. Proceedings [...]. Chicago: ACRL, 2017. p. 112-119.
ROBERTS, R. L. The evolving landscape of the learning commons. Library Review, Leeds, v. 56, n. 9, p. 803-810, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00242530710831257. Acesso em: 11 out. 2021.
SHUHUAI, R. et al. From information commons to knowledge commons. The Electronic Library, Leeds, v. 27, n. 2, p. 247-257, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1108/02640470910947593. Acesso em: 11 out. 2021.
SOMERVILLE, M. M.; COLLINS, L. Collaborative design: a learner-centered library planning approach. The Electronic Library, Leeds, v. 26, n. 6, p. 803-820, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1108/02640470810921592. Acesso em: 11 out. 2021.
SOMERVILLE, M. M.; MIRIJAMDOTTER, A.; COLLINS, L. Systems thinking and information literacy: elements of a knowledge enabling workplace environment. In: ANNUAL HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 39., 2006, Kauai. Proceedings [...]. New York: IEEE, 2006. p. 150-151.
TURNER, A.; WELCH, B.; REYNOLDS, S. Learning spaces in academic libraries: a review of the evolving trends. Australian Academic & Research Libraries, London, v. 44, n.4, p. 226-234, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00048623.2013.857383. Acesso em: 11 out. 2021.
UGWU, C. I.; EKERE, J. N. Knowledge management for improving services in federal university libraries in Nigeria. Journal of Librarianship and Information Science, New Jersey, v. 51, n. 2, p. 356-369, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0961000617742446. Acesso em: 14 dez. 2021.
ZINK, S. D. et al. The @One service environment: information services for and by the millennial generatio. Reference Services Review, Leeds, v. 38, n. 1, p. 108-124, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00907321011020761. Acesso em: 14 dez. 2021.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mariana Oliveira dos Santos Pfleger, Marcelo Macedo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.