La formulación discursiva en el periodismo científico: la construcción de la visada de captación en un diario popular

Autores/as

  • Natália Martins Flores Universidade Federal de Santa Maria
  • Ada Cristina Machado da Silveira Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Periodismo científico. Discurso. Matrizes culturales. Periodismo popular.

Resumen

El artículo relata un análisis sobre la formulación discursiva operada en el discurso científico bajo el propósito de producir el discurso periodístico. A través de la aplicación de categorías del discurso científico en tanto que la jerga científica, la precisión/exactitud, neutralidad/alejamiento y fuentes se hizo posible apuntar cómo se caracteriza el corpus seleccionado de trece materias de salud de un diario popular. Las categorías fueron relacionadas con las estrategias discursivas de la enunciación, la referencialidad y la tematización de forma a verificar se ellas producen efectos de credibilidad (visada de la información) o de la dramatización (visada de la captación). Se llegó al resultado de que el periódico popular se utiliza de la matriz melodramática y de una simplificación de la jerga científica en tanto que estrategia de captación y de seducción de sus lectores.

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Biografía del autor/a

Natália Martins Flores, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática (UFSM), linha de pesquisa Mídia e Identidades Contemporâneas. É acadêmica do curso de História da UFSM. Se dedica principalmente às áreas de Jornalismo Científico, discursos e Editoração Gráfica. Participou de um Programa de Acompanhamento das Eleições dos Estados Unidos em 2008, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Ada Cristina Machado da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), é Magister en Periodisme i Ciències de la Comunicació - Universitat Autònoma de Barcelona (1998), com mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Doctorado en Periodismo - Universitat Autònoma de Barcelona (2000) e com pós-doutorado na Sorbonne III (La Nouvelle). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisadora do CNPq. Integra o CTC da FAPERGS. Atuou como avaliadora ad hoc no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais-INEP. É chefe do Departamento de Ciências da Comunicação (2005), atuou como primeira coordenadora na implementação do Mestrado de Comunicação da UFSM (2005-07) e foi coordenadora substituta do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural (2003-2005) da mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação Midiática, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências da comunicação, mídia e identidade, representações midiáticas, difusão científica e tecnológica, processos de comunicação e política de comunicação.

Publicado

2010-07-20

Cómo citar

FLORES, N. M.; DA SILVEIRA, A. C. M. La formulación discursiva en el periodismo científico: la construcción de la visada de captación en un diario popular. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 147–164, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/12967. Acesso em: 9 may. 2025.

Número

Sección

Artículo