Patrimônio do efêmero: algumas reflexões para a construção de um patrimônio das artes cênicas no Brasil
Palavras-chave:
Documentação teatral, coleções de artes cênicasResumo
A constituição de um acervo patrimonial das artes cênicas requer ações e metodologias específicas, que levem em conta, sobretudo, o fato de suas manifestações serem efêmeras e, em conseqüência disso, não permitirem qualquer forma de retenção integral ou essencial do espetáculo para efeito de preservação. Desse modo, o que resta das artes cênicas para a posteridade são os seus vestígios, concretizados por documentos e objetos produzidos para e a partir do espetáculo. Esses vestígios permitem aproximações ao que foi o espetáculo cênico, mas não podem pretender alcançar a reconstituição integral do mesmo. O espetáculo cênico é, por natureza, irreconstituível. Este deve ser o ponto de partida para qualquer ação de documentação voltada para a formação de um patrimônio das artes cênicas. Diante da complexidade da questão e das limitações que, inevitavelmente, se apresentam no desenvolvimento de coleções de artes cênicas, propõe-se uma reflexão sobre a atuação das organizações patrimonialistas (museus, arquivos, centros de documentação e bibliotecas) e sobre a necessidade de se desenvolverem políticas e ações voltadas à produção, seleção, tratamento, organização e disseminação de documentos que, integradas, possibilitem aproximações com espetáculos cênicos do passado e ressignificações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Marcelo Dias de Carvalho, Maria Christina Barbosa de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.