Produção, busca e compartilhamento de informação no contexto do comércio móvel
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245251.414-441Palabras clave:
Comércio social. Comércio móvel. Práticas informacionais. Aplicativos móveis.Resumen
Aborda o conceito de consumo. Analisa o desenvolvimento da sociedade de consumo e dos mercados de massa. Identifica características pertencentes ao estudo do comportamento do consumidor. Aborda as modificações no comércio eletrônico causadas por mídias sociais e aplicativos para dispositivos móveis. Apresenta as características do comércio social e do comércio móvel. Discorre sobre as práticas de produção, busca e compartilhamento de informação no contexto do comércio móvel. Evidencia essas práticas informacionais a partir de funcionalidades presentes nos aplicativos Airbnb, Amazon, iFood e Spotify. Constata que, no âmbito do comércio móvel, as práticas informacionais vêm sofrendo modificações que resultam na relação entre consumo informacional, interação mediada e consumo de bens e serviços.
Descargas
Citas
AMAZON. Amazon.com.br. São Paulo: Amazon, c2017.
BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom: Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, v. 6, n. 10/11, p. 115-120, 2009.
BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1991.
BLACKWELL, Roger; MINIARD, Paul; ENGEL, James. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
BLOCH, Peter H.; SHERRELL, Daniel L.; RIDGWAY, Nancy M. Consumer search: an extended framework. Journal of Consumer Research, Chicago, v. 13, n. 1, p. 119-126, June 1986.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
CHAN, Felix T. S.; CHONG, Alain Yee-Loong. Analysis of the determinants of consumers’ m-commerce usage activities. Online Information Review, Bradford, v. 37, n. 3, p. 443-461, 2013.
CONSTANTINIDES, Efthymios; FOUNTAIN, Stefan J. Web 2.0: conceptual foundations and marketing issues. Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, Basingstoke, v. 9, n. 3, p. 231-244, 2008.
DUAN, Wenjing; GU, Bin; WHINSTON, Andrew B. The dynamics of online word-of-mouth and products sales: an empirical investigation of the movie industry. Journal of Retailing, New York, v. 84, n. 2, p. 233-242, June 2008.
HENAO, Oscar; CÓRDOBA López, José Fernando. Comportamiento del consumidor, uma mirada sociológica. Entramado, Santiago de Cali, v. 3, n. 2, p. 18-29, jul./dic. 2007.
HYRYNSALMI, Sami et al. Busting myths of electronic word of mouth: the relationship between customer ratings and the sales of mobile applications. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, Talca, v. 10, n. 2, p. 1-18, May 2015.
ISLAM, Md. Rashedul; ISLAM, Md. Rofiqul; MAZUNDER, Tahidul Arafhim. Mobile application and its global impact. International Journal of Engineering & Technology, Ras al-Khaimah, v. 10, n. 6, p. 72-78, Dec. 2010.
JESUS, Deise Lourenço de; CUNHA, Murilo Bastos da. Produtos e serviços da web 2.0 no setor de referência das bibliotecas. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 110-133, jan./mar. 2012.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. Lisboa: Edições 70, 2007.
MILLS, Leila A.; KNEZEK, Gerald; KHADDAGE, Ferial. Information seeking, information sharing, and going mobile: three bridges to informal learning. Computers in Human Behavior, Amsterdam, v. 32, p. 324-334, Mar. 2014.
MOON, Byeong-Joon. Consumer adoption of the internet as an information search and product purchase channel: some research hypotheses. International Journal Internet Marketing and Advertising, Cidade, v. 1, n. 1, p. 104-118, Jan. 2004.
NEUBERT, Patrícia da Silva; RODRIGUES, Rosângela Schwarz. Pesquisa bibliográfica e web 2.0: percepção de estudantes de pós-graduação em Ciência da Informação. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 22, n. 3, p. 143-154, set./dez. 2012.
RIFKIN, Jeremy. A era do acesso: a transição de mercados convencionais para networks e o nascimento de uma nova economia. São Paulo: Makron Books, 2001.
SCHULTZ, Don E.; TANNENBAUM, Stanley I.; LAUTERBORN, Robert F. The new marketing paradigm: integrated marketing communications. Lincolnwood: NTC Business Books, 1993.
SOLOMON, Michel R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
STERNE, Jim. Métricas em mídias sociais: como medir e otimizar os seus investimentos em marketing. São Paulo: Nobel, 2011.
TANG, Qian; GU, Bin; WHINSTON, Andrew B. Content contribution for revenue sharing and reputation in social media: a dynamic structural model. Journal of Management Information Systems, Abingdon, v. 29, n. 2, p. 41-75, 2012.
TSAO, Wen-Yu. The fitness of product information: evidence from online recommendations. International Journal of Information Management, Amsterdam, v. 33, n. 1, p. 1-9, Feb. 2013.
ZHANG, Kem Z. K.; BENYOUCEF, Morad. Consumer behavior in social commerce: a literature review. Decision Support Systems, Connecticut, v. 86, p. 95-108, June 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Maria Aparecida Moura, André Fagundes Faria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.