Parabolicamará: redundancy and innovation in Tropicália's television information

Authors

  • Rafael Zincone Universidade Federal Fluminense
  • Marco Schneider Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)/ Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245243.316-333

Keywords:

Tropicalia. Information theory. Political economy. Media capital. TV.

Abstract

It aims to discuss the tension between redundancy and innovation in the television information of the tropicalist musical movement. Epistemologically, it adopts an interdisciplinary perspective between Information Science and Social Communication, exploring two theoretical approaches shared by both, in different degrees: the Theory of Information and the Political Economy of Information, Communication and Culture. Methodologicly, it establishes a dialogue between the Theory of Information, in its appropriation by Augusto de Campos, in the article Informação e redundância na música popular, and the Political Economy of Information, Communication and Culture, mainly through its development in Marco Schneider’s Dialética do gosto. In this sense, it situates the debate around the aesthetic-informational component of Tropicália, in the context of the Brazilian cultural industry, of the late 1960s. And it discusses the way in which it participates in the conformation of tropicalist mediated information. The main problem is related to the possibility of the character of vanguard or innovation of the musical movement in the stages of the programs of the TV audience at the time. The main question is how the cultural industry, despite its dominant tendency to redundancy, enabled a wide circulation of innovative information in Brazilian popular music during the analyzed period. Without ignoring the relative autonomy and the agency of tropicalist artists, the main hypothesis of this paper is that its innovative nature would have been favored by the liberal and competitive stage of the media capital of the time, more opened to innovation than the subsequent phases, monopolistic and fictitious.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafael Zincone, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Colabora com o Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade (GRECOS) na UFF e com o Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA) do Instituto de Economia da UFRJ. Na pesquisa de monagrafia "Economia e cultura: tropicalismo, indústria cultural e o desenvolvimentismo brasileiro" (2014), estabeleceu-se um cotejo entre a Tropicália e a economia brasileira de 1960/1970 a partir das controvérsias pertinentes ao tema do desenvolvimento e da dependência econômica e cultural. O trabalho identifica, assim, um paralelo entre as temáticas da "dependência" e da "antropofagia", os projetos de modernização da economia brasileira e da música popular. No mestrado, manteve-se o tema do tropicalismo musical. Sob a perspectiva da Comunicação, discutiu a fortuna crítica daquele movimento em programas de televisão de 1967 e 1968.

Marco Schneider, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)/ Universidade Federal Fluminense (UFF)

Pesquisador associado do Ibict. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI-Ibict/UFRJ. Coordenador do PPGCI-Ibict/UFRJ no biênio 2017-2018. Professor adjunto do departamento de Comunicação e colaborador do mestrado em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ). Possui estágio pós-doutoral em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2012). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP-2008). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ-2003). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial (ECO-UFRJ-1999). Integrante do PACC-UFRJ. Autor do livro "A Dialética do Gosto: informação, música e política ", publicado em 2015 pela Editora Circuito, com bolsa de auxílio a publicação, da Faperj. Publicou também um livro de poesia, seis capítulos de livros (um deles em Cuba) e vinte e um artigos em periódicos científicos do Brasil e da América Latina, e em dois de Portugal. Vencedor dos concursos de ensaio Pensar a Contracoriente (Cuba-2003) e Mário Pedrosa, sobre arte e cultura contemporâneas (Brasil-2010). Professor universitário desde 2003. Interesses atuais de pesquisa: ética, epistemologia e economia política da informação, da comunicação e da cultura. Líder do grupo de pesquisa Perfil-i (Perspectivas Filosóficas em Informação). Diretor Científico eleito da Ulepicc-Brasil (União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura). Membro do ICIE (International Center for Information Ethics). Músico e escritor

References

VELOSO, Caetano. Conversa com Caetano Veloso [entrevista]. Entrevistador: Augusto de Campos. In: CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986.

CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986. Publicado originalmente em 1968.

CAMPOS, Haroldo. Uma poética da radicalidade. In: ANDRADE, Oswald. Obras completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. V. 7, Poesias reunidas.

CAMARÁ. In: DICIONÁRIO Brasileiro de Capoeira. [S.l.]: Capoeira do Brasil, 2001.

CAMARÁ. In: DICIONÁRIO da Capoeira. Trindade: Associação Desportiva Arte Cultura Capoeira, c2011.

FAVARETTO, Celso. Tropicália: alegoria, alegria. 3. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

HALL, Stuart. Codificação/decodificação. In: SOVIK, Liv (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

MARX, Karl. O capital: livro 4, teorias da mais-valia: história crítica do pensamento econômico. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

MATTELART, Armand. Estudiar comportamentos, consumos, hábitos y prácticas culturales. In: ALBORNOZ, L. (Org.). Poder, médios, cultura: una mirada crítica desde la economia política de la comunicación. Buenos Aires: Paidós, 2011.

MATTELART, Armand; MATTELART, Michele. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 2008.

MORAES, Dênis de. A comunicação sob domínio dos impérios multimídias. In: DOWBOR, Ladislau et al. Desafios da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 13-14.

PAIXÃO, Cláudia Regina. Televisão e música popular na década de 60: as vozes conflitantes de José Ramos Tinhorão e Augusto de Campos. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru. 2013.

PIGNATARI, Décio. Informação. linguagem. comunicação. Cotia: Ateliê Editorial, 2008.

SCHNEIDER, Marco. A dialética do gosto: informação, música e política. Rio de Janeiro: Circuito, 2015.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 1995.

Published

2018-08-27

How to Cite

ZINCONE, R.; SCHNEIDER, M. Parabolicamará: redundancy and innovation in Tropicália’s television information. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 316–333, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245243.316-333. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/76615. Acesso em: 3 may. 2025.

Issue

Section

Article