A A "National Museum" in Brasília:

about it's collection formation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.136156

Keywords:

National Museum of the Republic, Brasilia, museum, collection formation, visual arts

Abstract

This article proposes an analysis of the creation process of the National Museum of the Republic in Brasília, a public museum managed by the Department of Culture and Creative Economy of the Federal District, and aspects of the formation of its collection. We are interested in understanding its trajectory of operation, collection and management, which made it configure itself as a museum of visual arts since its opening in 2006, thus raising considerations about the policies of the cultural area and their relations with social memory.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sara Seilert, Universidade de Brasília

Bacharel e licenciada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (2012), mestranda em
Ciência da Informação pela mesma instituição (2023). Servidora da Secretaria de Cultura e Economia
Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF) como analista de atividades culturais na especialidade Artes
Plásticas, onde ocupa o cargo de diretora do Museu Nacional da República (2021-atual). E-mail:
saraseilet@gmail.com.

Ana Lúcia de Abreu Gomes, Universidade de Brasília

Possui Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense - licenciatura e bacharelado (1988), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em História Cultural pela Universidade de Brasília (2008). Tem experiência na área de História com ênfase em História Social e História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: imagens e história, Patrimônio Cultural, Patrimônio Imaterial, História Oral, Brasil Império e Brasil República, Durante 20 anos lecionou História nas séries do Ensino Fundamental e Médio, atuando, inclusive, na área do Ensino de Jovens e Adultos. Foi professora da Universidade Aberta do Brasil na UnB ministrando aulas sobre metodologia do ensino de História. Atuou, igualmente como técnica em História do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Departamento do Patrimônio Imaterial. Atualmente é Professora Associada do Curso de Museologia da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, tendo sido credenciada em seu Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação para orientação de Mestrado e Doutorado. É membro do Grupo de Pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Desde 2012, é coordenadora do Núcleo de Estudos em Cultura, Oralidade, Imagem e Memória do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília. Em 2023 foi nomeada conselheira do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultura do Distrito Federal (Condepac-DF).

References

AMARAL, Aracy. 500 anos de carência. In: SEMANA DE MUSEUS DE SÃO PAULO - ACERVOS MUSEALIZADOS, 2., 1999. Anais [...]. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, 1999.

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ARANTES, Otília. Os novos museus. In: ARANTES, Otília. O lugar da arquitetura depois dos modernos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.

BARJA, Wagner. Museu-espelho. In: LEMOS, Eneida Braga Rocha; COSTA, Ana Lourdes de Aguiar (org.). Anais: 200 anos de museus no Brasil: desafios e perspectivas. Brasília: Ibram, 2018. p. 105-110.

BRASIL. Presidência da República. Decreto 8.124 de 17 de outubro de 2013. Regulamenta dispositivos da Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que institui o Estatuto de Museus, [...]. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 150, n. 203, p. 1, 18 out. 2013.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 146, n. 10, p. 1, 15 jan. 2009.

BRASIL. Projeto de Lei 3.200/2004. Dispõe sobre o acervo de obras de arte pertencente à União Federal, sobre o Museu Nacional e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, 2004.

BRULON, Bruno. Entendendo a musealização como conceito social: entre o dar e o guardar. In: MENDONÇA, E. Castro (org.). Museologia, musealização e coleções: conexões para reflexão sobre patrimônio. Rio de janeiro: UNIRIO, Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz, 2016. p. 38-54.

CASTRO, Taís. Catálogo da exposição “Niemeyer por Niemeyer”. Brasília, 2023. 1 fotografia.

CEOLIN, Adriano; FREITAS, Conceição. A menina dos olhos de Niemeyer. Correio Braziliense, Brasília, 11 abr. 2003. Caderno Cultura, p. 1 (capa).

CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS (ICOM). Código de Ética do ICOM para Museus. São Paulo: ICOM, 2009.

COSTA, Lucio. Brasília, cidade que inventei: relatório do Plano Piloto de Brasília. 3. ed. Brasília: IPHAN, 2014 [1957].

FRONT FILMES. Museu Nacional da República. Brasília, 2020. 1 fotografia.

GONÇALVES, Simone Neiva Loures. Museus projetados por Oscar Niemeyer de 1951 a 2006: o programa como coadjuvante. 2010. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

HEALD, David. The Guggenheim Museum Bilbao. [S.l.], 1997. 1 fotografia

LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus acolhem o moderno. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

MACIEL, Nahima. De olho no futuro. Correio Braziliense, Brasília, 25 abr. 2005. Caderno Cultura, p. 3.

MENESES, Ulpiano Bezerra. A exposição museológica e o conhecimento histórico. In.: FIGUEIREDO, Betania. G.; VIDAL, Diana G. (org.) Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. 2 ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.

MENESES, Ulpiano Bezerra. Preservação de acervos contemporâneos: problemas conceituais. In: AJZENBERG, Elza (org.). Arteconhecimento. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da USP, 2003.

NIEMEYER, Oscar. Brasília: Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. Revista Brasília, Brasília, ano 3, n. 33, p. 1-24, set. 1959.

OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes. Memória e arte: a (in)visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros. 2009. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

PEDROSA, Mário. Projeto para o Museu de Brasília. In: ARANTES, O. (org.). Política das artes: textos escolhidos I. São Paulo: Edusp, 1995.

PERES, Eraldo. Fachada do Museu Nacional da República. Brasília, 2006. 1 fotografia.

PF prende um dos traficantes mais procurados do mundo. BBC Brasil, Brasil, 17 mai. 2006.

POULOT, Dominique. Museu, nação, acervo. In: BITTENCOURT, José Neves et al. (org.). História representada: o dilema dos museus. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2003.

RAMOS, Graça. Um museu para Brasília. Correio Braziliense, Brasília, 10 jul. 2004. Caderno Pensar, p. 3.

SÁ, Cecília Gomes. Setor cultural de Brasília: contradições no centro da cidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SILVA, Anna Paula. Entre conceitos de documentação museológica e arte contemporânea: análise do Donato como sistema de catalogação do acervo do Museu Nacional do Conjunto Cultural (2011- 2013). 2013. Monografia (Bacharelado em Museologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

SILVA, Ramoni Monteiro de Souza. O Museu histórico de Brasília: um museu monumento na Praça dos Três Poderes. 2022. Monografia (Bacharelado em Museologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

SUSSEKIND, José Carlos; NIEMEYER, Oscar. Conversa de amigos: correspondências entre Oscar Niemeyer e José Carlos Sussekind. Rio de Janeiro: Revan, 2002.

TURCATO, Sandra. A nova cara da Esplanada. Correio Braziliense, Brasília, 5 fev. 2003. Caderno Cultura, p. 20.

VERGÈS, Françoise. Decolonizar o museu: programa de desordem absoluta. São Paulo: Ubu , 2023.

Published

2024-02-28

How to Cite

SEILERT, S.; DE ABREU GOMES, A. L. A A "National Museum" in Brasília:: about it’s collection formation. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, p. 136156, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.136156. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/136156. Acesso em: 1 jul. 2025.

Issue

Section

Article