A produção de referências internas (outlinks) e externas (backlinks): um estudo webométrico com a Rede Humaniza SUS
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245240.299-316Palavras-chave:
rede humaniza sus, webometria, análise de redes sociaisResumo
Compreender a apropriação social em um ambiente web traz benefícios para o entendimento da dinâmica social e das práticas sociais dos coletivos humanos interconectados. A presente pesquisa se refere a Rede Humaniza SUS (RHS), analisada em um estudo a respeito dos links de saída (outlinks) que são apresentados como endereços externos nas postagens da rede, e os links de retorno (backlinks) que geram acessos provenientes de sites externos. A partir do uso da webometria foi feito o uso da metodologia de Análise de Rede Sociais (ARS) que implementa um aspecto visual aos dados de forma a facilitar sua compreensão, e demonstrando como a rede é percebida como uma fonte de informação por diferentes instituições, muitas delas na área da saúde, assim como essas instituições são acessadas e referenciadas pelos usuários da rede. Os resultados apontam intenso uso de mídias sociais, sites institucionais e webmail como sendo as referências que socializam conteúdos produzidos pela rede e os sites institucionais e governamentais como sendo as fontes de citação dos usuários da rede.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.