Acervos bibliográficos do fim do século XIX: contribuições da Literatura Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245213.211-234Palavras-chave:
Acervos Brasileiros. Literatura Brasileira. Século XIX.Resumo
Este estudo visa demonstrar que é possível entender a formação do leitor brasileiro através da leitura e rastreamento das obras citadas nos romances e demais textos dos principais autores da Literatura Brasileira do fim do século XIX e início do século XX. O estudo aqui apresentado traz o levantamento dos textos citados pelo personagem/narrador Sérgio, do romance O Ateneu, de Raul Pompéia. Foi efetuada a leitura da obra e colhidas todas as menções literárias, a autores e textos, a partir disso foi elaborada uma lista das obras e do procedimento de citação do narrador/autor demonstrando que as obras e autores citados haviam sido lidos por ele no Brasil do fim do século XIX. É o início de um grande rastreamento que visa compor através da leitura dos livros de Raul Pompéia, Machado de Assis e outros importantes autores, os acervos brasileiros do fim do século XIX e início do século XX.
Downloads
Referências
AILLAUD, João Pedro. Advertencia dos editores. In: JUSSIEU, Laurent de. História de Simão de Nantua ou O Mercador de Feiras. Paris: Livraria de Vva J. P. Aillaud, Guillard E Ca., 1867.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz. Livros e sociedade: a for-mação dos leitores no século XIX. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2000. Disponível em: <http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/issue/view/6>. Acesso em: 29 jul. 2013.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; BATISTA, Antônio Augusto G. A leitura na escola primária brasileira: alguns elementos históricos. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 4, n. 24. Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/>. Acesso em: 29 jul. de 2013.
GONÇALVES FILHO, Carlos Antônio Pereira. Livrinhos que eram verdadeiros tesouros: leituras para crianças no Brasil Imperial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 42, p. 200-216, jun., 2011. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/42/art13_42.pdf>. Acesso em: 15 de janeiro de 2013.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: histó-ria e histórias. 4.ed. São Paulo: Ática, 1988.
JUSSIEU, Laurent de. História de Simão de Nantua ou O Mercador de Fei-ras. Paris: Livraria de Vva J. P. Aillaud, Guillard E Ca., 1867.
NEEDEL, Jeffrey.D. Belle Époque Tropical. São Paulo: Companhia das Le-tras, 1993.
POMPÉIA, Raul. O Ateneu. 2.ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005.
SALES, Germana Maria Araújo. Folhetins: uma prática de leitura no século XIX. Entrelaces, Fortaleza, p.44-56, Ago., 2007. Disponível em: <http://www.entrelaces.ufc.br/germana.pdf>. Acesso em: 08 out. 2013.
TAMBARA, Elomar Antônio. Livros de leitura nas escolas de ensino primário no século XIX no Brasil. Anped, v. 26, 2003. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/26/inicio.htm> . Acesso em: 24 jan. 2013.
ZILBERMAN, Regina. No começo, a leitura. Em Aberto, ano 16, n. 69, Brasília/DF, jan./mar. 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Magali Lippert da S. Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.